Ponte de Cabreiro

IPA.00003463
Portugal, Viana do Castelo, Arcos de Valdevez, Cabreiro
 
Arquitectura de comunicações e transportes, quatrocentista. Ponte quatrocentista de cavalete sobre dois arcos desiguais em granito.
Número IPA Antigo: PT011601060034
 
Registo visualizado 877 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte de dois arcos desiguais, menor o arco junto à margem direita, de forma ogival. O arco maior é de volta perfeita e apresenta siglas. O aparelho é de silhares graníticos nas aduelas e parapeito e de blocos graníticos mais grosseiramente afeiçoados no restante. Tem pegão central de secção quadrangular, com talhamar em forma de prisma triangular e talhante em forma de prisma rectangular. O tabuleiro desce desde o meio até à margem direita. Apresenta duas inscrições, uma delas de carácter monumental, no intradorso do arco menor, em grandes caracteres góticos: "E(ra) de m(il) [...] / Esta ponte fez o abade de Cab(re)iro A(fons)o Anes/ c(ri)ado de Leonel de Lima e de dona Filipa da C/unha E foi compan(h)ei(r)o frei P(er)o de Ca/nedo freire de São Domi(n)go(s) de Tui". (FERREIRA, 1985 - 1986: 118 - 119).

Acessos

EN 202-2 (Arcos de Valdevez - Monção), caminho calçado para a ponte de Cabreiro. Gauss: M-176.3, P-551.8; Fl. 8

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado. Transpõe o rio Cabreiro ligando os lugares da Igreja e de Sobreira. Ladeada por campos de cultivo e vinha em latadas. Insere-se harmoniosamente na paisagem.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15

Arquitecto / Construtor / Autor

Frei Pero de Canedo

Cronologia

1462 - Edificação da ponte, segundo data numa inscrição menor gravada numa aduela do arco em ogiva *1, pelo abade de Cabreiro Afonso Anes; Época Moderna - provável reconstrução do arco de volta perfeita (ALMEIDA, 1987).

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Granito.

Bibliografia

PEREIRA, Félix Alves, Pontes Medievais nos Arcos de Valdevez, Portucale, 1929, Vol. I, p. 178 - 185; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Vias Medievais. I Entre-Douro-e-Minho, Dissertação de licenciatura em História, FLUP, 1968, polic., p. 206; FERREIRA, José da Silva, A Ponte medieval de Cabreiro (Arcos de Valdevez). Homenagem a Félix Alves Pereira, Portugália, Nova Série, vol. VI / VII, 1985 - 1986, p. 117 - 121; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Alto Minho, 1987.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Na inscrição principal a data está delida, mas numa inscrição menor, numa aduela do arco em ogiva, onde se repete o teor da mensagem da inscrição monumental, reportando-se igualmente à construção da ponte, consta a data de 1462. *2 - Junto ao tabuleiro da ponte, na margem direita, uma construção de pedra e portas férreas, pertencente a uma antigo engenho de serrar madeira e hoje sem função, desfeia a envolvência exigindo intervenção.

Autor e Data

Paulo Dordio 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login