Quinta dos Olhos Bolidos / Quinta dos Olhos Belidos

IPA.00034604
Portugal, Setúbal, Santiago do Cacém, União das freguesias de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra
 
Arquitetura residencial, setecentista. Quinta de recreio.
Número IPA Antigo: PT041509050091
 
Registo visualizado 425 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Agrícola e florestal  Quinta    

Descrição

Edifício principal com ala retangular e corpo torreado quadrangular, tendo adossado perpendicularmente capela retangular. Volumes articulados, com coberturas diferenciadas em telhados de duas e quatro águas, rematadas em beirada simples. Fachadas desenvolvidas num único piso e o corpo torreado com dois, rebocadas e pintadas de branco, com faixa, cornijas dos remates e molduras dos vãos sublinhados a azul. Capela com fachada principal terminada em empena e rasgada por amplo portal em arco abatido, encimado por cruz relevada, pintada de azul. Jardim com várias fontes e tanques.

Acessos

Estrada Regional 261

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 740-EU/2012, DR, 2.ª série, n.º 252, de 31 dezembro 2012 / Portaria n.º 265/2014, DR, 2.ª série, n.º 71 de 10 abril 2014

Enquadramento

Rural, isolado, à saída da vila de Santiago.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: quinta

Utilização Actual

Agrícola e florestal: quinta

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, início - referência à quinta dos Olhos Bolidos pertencendo então a João Estaço, provavelmente descendente do cavaleiro da Ordem de Santiago com o mesmo nome que esteve sepultado num túmulo quinhentista da Ermida de Nossa Senhora do Monte, na localidade; 1728 - compra da propriedade pelo fidalgo João Falcão de Mendonça, também proprietário das vizinhas Quinta de São João e Quinta do Meio ou de São José; 1730 - venda da Quinta dos Olhos Bolidos a D. António Paes Godinho, Bispo de Nanquim, que tinha residência em Santiago do Cacém; 1738 / 1742, entre - construção do edifício principal e grande parte dos jardins; posteriormente, as terras passam para o sobrinho, Frei Bernardo Falcão, genealogista e historiador local, filho do seu irmão e de uma sobrinha de João Falcão de Mendonça; mais tarde a a quinta é doada por Frei Bernardo Falcão ao seu primo, o 2.º morgado da Quinta de São João, mantendo-se até hoje na posse dos seus descendentes, ainda que por ramos colaterais; 2003, 9 dezembro - proposta de classificação elaborada pela proprietária; 2004, 28 janeiro - proposta da DRÉvora para a classificação como Imóvel de Interesse Público; 30 setembro - parecer favorável à classificação do imóvel e a propor o estabelecimento de uma Zona Especial de Proteção que integre todas as nascentes que alimentam o sistema hidráulico da quinta, assim como as quintas do Meio e de S. João, pelo Conselho Consultivo do IPPAR; 2005, 3 fevereiro - Despacho de homologação à classificação do imóvel da Ministra da Cultura; 2008, 8 maio - proposta de fixação de Zona Especial de Proteção da DRCAlentejo; 1 outubro - parecer favorável à proposta de fixação de Zona Especial de Proteção do Conselho Consultivo do IGESPAR, mas solicitando a alteração do grafismo da planta; 2009, 25 março - nova proposta de fixação de Zona Especial de Proteção da DRCAlentejo, após pronúncia da Câmara Municipal; 30 abril - parecer favorável à fixação de Zona Especial de Proteção do Conselho Consultivo do IGESPAR; 2013, 24 junho - publicação do projeto de decisão relativo à fixação da zona especial de proteção da Quinta dos Olhos Bolidos, em Anúncio n.º 232/2013, DR n.º 119, 2.ª série.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Sílvia Leite, Quinta dos Olhos Bolidos (http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/8352449/), [consultado em 07-05-2013].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - Segundo a tradição, D. António Paes Godinho introduziu nos jardins diversas espécimes exóticas trazidos do Oriente.

Autor e Data

Paula Noé 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login