Quinta de Santo António da Bela Vista

IPA.00003458
Portugal, Setúbal, Almada, União das freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
 
Arquitectura residencial e agrícola. Quinta residencial e de produção agrícola.
Número IPA Antigo: PT031503070010
 
Registo visualizado 527 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Agrícola e florestal  Quinta  Casa abastada  

Descrição

Edifícios de planta composta por vários rectângulos adossados, rodeando um pátio central; volumes escalonados, com coberturas diferenciadas de 2 e 3 águas. A fachada que deita para a rua corresponde a 2 blocos muito degradados, de 2 pisos, um rematado por platibanda lisa, o outro por beirado; janelas de vão rectangular moldurado rasgam o 2º piso, uma porta com verga em arco segmentar encimada por painel figurativo em azulejo de cercadura polícroma, representando o patrono, com o nome da quinta; rodeando o pátio vários edifícios muito deteriorados, um deles ainda com janelas de guilhotina; uma escada com lambril de azulejos de padronagem pombalina dá acesso ao 1º piso; à entrada do pátio um poço com espaldar recortado revestido a azulejo, com cercadura polícroma e a representação de Nossa Senhora rodeada por São Joaquim e Santa Ana.

Acessos

EN. 377; Rua do Casquilho. WGS84 (graus decimais) lat: 38.669163 long:-9.180830

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 de março 1996

Enquadramento

Delimitados a S. por estrada de muito movimento, os edifícios da quinta estão cercados por terrenos agrícolas, cortados do lado N. pela nova via do Pragal para o Monte da Caparica.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: quinta

Utilização Actual

Em ruína

Propriedade

Pública: estatal de administração indireta

Afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, 2ª metade - época provável da construção do núcleo residencial inicial, adulterado por sucessivos acrescentos e alterações, durante os séculos seguintes; 2010 - remoção do espólio azulejar da quinta por questões de segurança e depósito do mesmo no Museu Nacional do Azulejo, com vista ao seu restauro; 2011, Novembro - derrocada parcial do edifício.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra e tijolo, rebocada; molduras de cantaria; silhares e painéis de azulejos policromos; portas e caixilharia de madeira; cobertura de telha cerâmica.

Bibliografia

CALDAS, João Vieira, A Casa Rural dos Arredores de Lisboa no séc. 18, Porto, 1999; SIMÕES, João Miguel dos Santos, Azulejaria em Portugal no séc. XVII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1979.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF ... incluíndo as suas habitações, os edifícios anexos de apoio à actividade agrícola, os terrenos que os delimitam, os lambris de azulejos policromados na escada e no 1º andar de uma das construções, bem como o painel policromado e figurativo que existe no poço daquela quinta representando Santa Ana, São Joaquim e a Virgem. *2. Do núcleo habitacional inicial pouco resta; entre os vestígios conta-se a porta de verga em arco segmentar, voltada para a E. / N. e os painéis de azulejo: o que lhe serve de frontão, o que reveste o espaldar do poço situado no pátio, com molduras neo-clássicas, os lambris de padronagem pombalina na escada de acesso ao 2º andar e numa das divisões a esse nível.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login