Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Alcochete / Museu Municipal de Alcochete

IPA.00003455
Portugal, Setúbal, Alcochete, Alcochete
 
Arquitectura religiosa, maneirista. igreja de Misericórdia de nave única, coberta por tecto em madeira, altar-mor em plaforma elevada; sala da irmandade no coro-alto.
Número IPA Antigo: PT031502010004
 
Registo visualizado 549 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta longitudinal, composta pelo rectângulo da igreja a que se justapõe o quadrado do átrio e sala da Irmandade; à igreja adossam-se 2 anexos rectangulares, ao átrio um corpo de planta quadrangular. Volumes escalonados com telhado de 4 águas sobre o átrio e anexo, de 2 sobre a igreja, em terraço sobre o corpo quadrangular. 2 pisos separados por moldura em cantaria no corpo do átrio, rasgado por arcos a pleno centro nas 3 faces, por vãos rectangulares no piso superior; o corpo da igreja, de empena triangular na cabeceira virada a NE., mostra a fachada lateral marcada por pilastras, centrando o portal com frontão de enrolamentos encimado por janela rectangular; assente na cornija um pequeno frontão contracurvado. Pequena sineira no telhado da igreja, junto à junção do corpo do átrio. No INTERIOR nave única coberta por tecto de 3 planos, em caixotões de madeira pintada com as armas da Misericórdia; altar-mor assente em plataforma elevada, a que se sobe por alguns degraus; púlpito em madeira; coro-alto sobre o átrio de acesso à igreja.

Acessos

Largo da Misericórdia; Rua do Norte

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 2/96, DR, 1.ª série, n.º 56 de 06 março 1996 / ZEP, Portaria n.º 47/2013, DR, 2.ª série, n.º 14, de 21 janeiro 2013 *1

Enquadramento

Urbano, borda d'água. Destacada, implanta-se junto ao Rio Tejo, na parte antiga da vila de Alcochete. Do lado da rua do Norte destaca-se a Capela de Nossa Senhora da Vida (v. PT031502010003) e o Antigo Hospital da Misericórdia (v. PT031502010050).

Descrição Complementar

Coro-alto profundo sobre o átrio, servindo de local de reunião à irmandade. Possui a Bandeira de Misericórdia mais antiga que se conhecesse no país, atribuída ao Mestre de Abrantes.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR: Diogo Teixeira (1586-1588).

Cronologia

Séc. 16, 2ª metade - construção da igreja; 1562 / 1563 - a Misericórdia de Alcochete é de novo instituída por mandato régio; 1550, cerca - pintura da Bandeira da Misericórdia; 1586 / 1588, entre - pintura do retábulo-mor pelo pintor Diogo Teixeira; 1712 - o Padre Carvalho da Costa refere a existência da Misericórdia e hospital; 2006, 25 outubro - proposta da DRLisboa para a fixação da Zona Especial de Proteção conjunta da Igreja de São João Baptista, matriz de Alcochete, da Capela de Nossa Senhora da Vida e da Igreja da Misericórdia de Alcochete; 2007, 12 fevereiro - parecer favorável do Conselho Consultivo do IPPAR à fixação da Zona Especial de Proteção conjunta; 2011, 19 setembro - Anúncio n.º 13022/2011, DR, 2.ª série, n.º 180, relativo ao projeto de decisão do IGESPAR fixar uma zona especial de proteção conjunta da Igreja Matriz de Alcochete / Igreja de São João Baptista, Igreja da Misericórdia e capela de Nossa Senhora da Vida; 19 dezembro - parecer da SPAA do Conselho nacional de Cultura a propor a fixação de três Zonas Especiais de Proteção individuais, mas coincidentes; 2013, 5 março - Anúncio n.º 87/2013, DR, 2.ª série, n.º 45, relativo à intenção da Direção-Geral do Património de Estado da Cultura (DGPC) propor ao Secretário de Estado da Cultura a fixação da Zona Especial de Proteção conjunta da Igreja Matriz de Alcochete / Igreja de São João Baptista, Igreja da Misericórdia e capela de Nossa Senhora da Vida.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada de branco, avivada a amarelo nas pilastras da fachada da igreja, a azul na sanca que envolve o edifício; cantaria em cunhais e molduras, madeira, telha cerâmica, vidro.

Bibliografia

COSTA, P. António Carvalho da, Corografia Portugueza..., 2.ª ed., tomo III, Braga, 1869 [1.ª ed. de 1712]; RAMOS, Eduardo Avelino, O Concelho de Alcochete, 1902; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; SERRÃO, Vítor, André de Padilha e a pintura quinhentista entre o Minho e a Galiza, Lisboa, 1998; SERRÃO, Vítor, Património Artístico da Misericórdia de Cascais: as tábuas maneiristas do antigo retábulo, in Monumentos, n.º 31, Lisboa, Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, 2010, pp. 70-75; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74210 [consultado em 5 agosto 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN

Intervenção Realizada

Observações

*1 - A Zona Especial de Proteção é conjunta à Igreja Matriz de Alcochete / Igreja de São João Baptista, Igreja da Misericórdia e à capela de Nossa Senhora da Vida. *2 - Inscrições na moldura divisória dos andares do corpo do átrio: "Mater misericordiae, Tu nos ab hos te protege et hora mortis suscipe".

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login