Ermida de São Salvador

IPA.00034501
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Praia da Vitória, Praia da Vitória (Santa Cruz)
 
Capela de fundação quinhentista reformada, provavelmente, no séc. 17, conforme denuncia a modinatura do portal. Tem planta retangular composta por nave e capela-mor, interiormente com iluminação unilateral. As fachadas têm os elementos estruturais sublinhados a policromia laranja, de sabor popular, a principal terminada em empena e rasgada por portal de verga reta, encimada por friso e cornija; na lateral direita, terminada em cornija, abre-se janela retangular na nave e capela-mor, esta de feitura mais recente.
Número IPA Antigo: PT071905080041
 
Registo visualizado 33 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor, mais estreita, tendo adossado à fachada lateral esquerda sacristia retangular. Volumes escalonados com coberturas em telhados de duas águas na capela e de uma na sacristia, disposta na continuidade da da nave, rematados em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com faixa de preto e os cunhais, cornija do remate, molduras dos vãos e sineira sublinhados a laranja. Fachada principal virada a N., terminada em empena, coroada por cruz latina de braços quadrados, com chanfro, terminados em botão, sobre acrotério ornado com elementos côncavos; sobre o cunhal esquerdo, horizontalizado, dispõe-se a sineira, em arco de volta perfeita, sobre pilares, rematada em cornija e albergando sino. É rasgada por portal de verga reta com moldura terminada em cornija, encimada por friso e cornija reta. A fachada lateral esquerda é cega e a direita, terminada em cornija, é rasgada, na nave, por janela retangular com moldura terminada em cornija e encimada por friso e cornija, e, na capela-mor, por janela retangular moldurada. No cunhal possui contraforte quadrangular.

Acessos

Praia da Vitória (Santa Cruz); Rua de São Salvador

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado posteriormente a outra construção, adaptado ao declive acentuado do terreno, disposto de gaveto entre duas ruas, a que corre paralelamente à fachada lateral direita com passeio separador. À fachada lateral esquerda adossa-se muro alto e na lateral direita da capela-mor possui ressalto alto com pequeno canteiro. A capela ergue-se a O. da Igreja Matriz de Santa Cruz (v. PT071905080003).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: ermida

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16, meados - época provável da construção da ermida por Afonso Eanes de Nossa Senhora da Graça e esposa, Catarina Inês, deixando por administrador dos seus bens André Afonso Ferraz que faleceu a 15 agosto de 1576; Gaspar Frutuoso refere-a como uma das 13 ermidas de vila; 1602 - data da morte de D. Margarida Ferraz, irmã de André Ferraz, que, por não deixar descendência, deixa os bens à sua irmã; esta casara com Francisco Fernandes, viveu na Serra de Santiago, e foi também administradora daqueles bens; ambos foram sepultados na ermida; foram depois administradores da capela Pedro Ferraz Figueiredo, filho de Margarida Ferraz e, posteriormente, António Ferraz, filho do anterior e de sua primeira esposa D. Beatriz Alvares; 1717 - o Padre Cordeiro refere-a como a 7 capela da Praia; a administração da capela continua por longo tempo na posse da família, passando depois para outras, até ao Tenente Coronel Francisco de Paula do Rego de Meneses Camelo Borges (filho de Zózimo do Rego de Meneses Camelo Borges e de Maria Margarida Borges Teixeira), o último senhor e administrador dos bens da ermida; a capela não entrou na relação dos bens, ficando a pertencer à Igreja Matriz da Praia da Vitória, ao que parece, por doação feita anteriormente.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; cunhais, frisos, cornijas e molduras dos vãos em cantaria basáltica pintada; cruz e acrotério em cantaria basáltica aparente; porta e caixilharias de madeira; vidros simples; cobertura e beirada de telha.

Bibliografia

LUCAS, padre Alfredo - As Ermidas da ilha Terceira. Angra do Heroísmo: 1976; SAMPAIO, Alfredo da Silva - Memória Sobre a Ilha Terceira. Angra do Heroísmo: Imprensa Municipal, 1904; Ermida de São Salvador (http://www.inventario.iacultura.pt/terceira/praiavitoria_fichas/32_19_59.html), [consultado em 16 abril 2013].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login