Ermida de Nossa Senhora da Ajuda

IPA.00034499
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Santa Bárbara
 
decoração disposta em eixo, e reformada no séc. 19 e 20. Tem planta retangular composta por nave e capela-mor, interiormente com iluminação axial e bilateral. A fachada principal termina em empena truncada e é rasgada por portal de verga reta, ladeada por pilastras suportando cornija, e por uma janela. As fachadas laterais rematam em beirada simples e lateral direita é rasgada por porta travessa e janela retangular, possivelmente, do séc. 19; do séc. 20 deverá ser a janela na lateral esquerda da capela-mor. A fachada posterior termina em empena e é cega. A capela-mor evidencia desproporção relativamente à nave.
Número IPA Antigo: PT071901090131
 
Registo visualizado 212 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossado à fachada lateral esquerda torre sineira quadrangular e à lateral direita sacristia retangular. Volumes escalonados com coberturas em telhados de duas águas na capela e de uma na sacristia, rematados em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, à exceção da principal, que é revestida a azulejos brancos. A fachada principal, virada a SO., tem embasamento de cantaria e cunhais apilastrados, terminando em empena levemente truncada, com cornija, coroada por cruz latina de cantaria sobre acrotério. É rasgada por portal de verga reta, ladeada por duas pilastras assentes em altos plintos e sobrepostas por mísulas, sustentando cornija reta, rematada lateralmente por dois pináculos pouco relevados sobre plintos; superiormente, abre-se janela de varandim, de moldura simples e com guarda de madeira, e dispõe-se cartela inscrita envolvida por elementos volutados e açafate. Torre sineira de um registo, com cunhais apilastrados e remate em cornija; na face frontal e lateral é rasgada superiormente por sineira em arco de volta perfeita sobre pilastras, possuindo frontalmente pano de peito em cantaria e albergando sino; a torre é acedida pelo interior. Fachada lateral esquerda com nave cega e capela-mor rasgada por janela retangular, sem moldura, e a lateral direita rasgada, na nave, por porta travessa de verga reta e janela retangular, ambas molduradas; a SO. a sacristia termina em meia empena e é rasgada por porta de verga reta encimada por janela, também molduradas. A fachada posterior é cega, terminando a capela-mor em empena.

Acessos

Santa Bárbara; Canada da Ajuda

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, no exterior da povoação e a SO. da mesma, no final da Canada da Ajuda, desenvolvida nas imediações da Igreja Paroquial de Santa Bárbara (v. PT071901090065), e que termina quase à beira do mar. Ergue-se junto e a O. da ribeira, paralela à Canada e que desagua no mar, inserido em adro sobrelevado à estrada, acedido por vários degraus frontais, e envolvido por campos. O adro é relvado e possui frontal e à volta da capela faixa cimentada. Junto à capela ergue-se a casa dos romeiros.

Descrição Complementar

No eixo central da fachada principal existe cartela com a data de "1672" inscrita.

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: ermida

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1545 / 1550 - datas apontadas como prováveis para a construção da primitiva capela; 1672 - data inscrita em cartela na fachada principal; 1877 / 1878 - reconstrução da capela; 1878 - data da construção da atual casa dos romeiros, com dois pisos; séc. 20 - revestimento da fachada principal em azulejos monocromos brancos.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada ou revestida a azulejos monocromos; embasamento, cunhais, cornijas, cruz, acrotério e molduras dos vãos, e elementos decorativos exteriores em cantaria de basalto; portas, caixilharia e guarda de madeira; vidros simples; cobertura de telha.

Bibliografia

LUCAS, padre Alfredo - As Ermidas da ilha Terceira. Angra do Heroísmo: 1976; MERELIM, Pedro de - As 18 paróquias de Angra. Sumário Histórico. Angra do Heroísmo: tipografia Minerva Comercial, 1974; SAMPAIO, Alfredo da Silva - Memória Sobre a Ilha Terceira. Angra do Heroísmo: Imprensa Municipal, 1904.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - A capela foi objeto de grande veneração dos fiéis em virtude da imagem de Nossa Senhora da Ajuda, segundo a lenda, ter sido encontrada na ribeira, nas imediações da qual se construiu o templo. A devoção foi tal que se construiu uma casa térrea, junto ao adro, para acomodar os romeiros. Existem várias lendas associadas à imagem. A tradição mais generalizada diz que a imagem foi arrojada à costa, na direção do sítio onde foi edificada a ermida; depois puseram-na numa lapinha na rocha e aí a veneraram até estar concluída a capela. A lapinha ainda hoje existe. Outra versão diz que a imagem estava num caixote e foi encontrada num poço à beira-mar, que a maré enche. Quando a acharam, tentaram, mais de uma vez, levá-la para a igreja, mas de noite, a imagem mudava-se para a lapinha, onde, por fim, construíram a ermida. Outra versão ainda refere que foi a própria Nossa Senhora que apareceu na Ribeira das Sete, curso de água intermitente, onde deixou impressa na rocha uma pegada e revelou a existência da imagem. O próprio Gaspar Frutuoso e o Padre António Cordeiro referem também o aparecimento da Virgem, sendo possivelmente essa a versão mais antiga, só posteriormente se falando na aparição da imagem da Virgem.

Autor e Data

Paula Noé 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login