Capela de Nossa Senhora da Esperança / Ermida de Nossa Senhora da Esperança

IPA.00034445
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Porto Judeu
 
Capela de fundação quinhentista mas certamente reconstruída ou ampliada no séc. 18, conforme denotam os fogaréus dos cunhais e as modinaturas das janelas da capela-mor e dos portais, destacando-se o portal axial, com maior preocupação decorativa. Apresenta planta retangular composta por nave e capela-mor, interiormente com ampla iluminação axial e bilateral e coberturas de madeira. As fachadas têm os elementos estruturais sublinhados a policromia ocre, de sabor popular, tendo a principal terminada em empena truncada por sineira e rasgada por portal de verga reta, com moldura ladeada por pilastras suportando cornija, e por uma janela. As fachadas laterais terminam em cornija e são rasgadas por janelas, na nave, mais recentes, e na capela-mor, tendo porta travessa de verga reta na lateral direita. A cornija do remate da capela-mor possui um tratamento bastante diferente da cornija da nave e da sacristia, apontando para maior antiguidade. No interior possui púlpito e retábulo-mor em talha.
Número IPA Antigo: PT071901060128
 
Registo visualizado 66 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossado à fachada lateral direita sacristia quadrangular. Volumes escalonados com coberturas em telhados de duas águas na capela e de três na sacristia, rematados em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento pintado a preto e os cunhais apilastrados, remates em cornija e molduras dos vãos sublinhados a ocre. Fachada principal virada a O., terminada em empena truncada por sineira, em arco de volta perfeita, sobre pilares, albergando sino, e rematada em cornija reta sobreposta por fogaréus e, ao centro, por cruz latina biselada, sobre acrotério, pintada de branco; as pilastras dos cunhais são coroadas por fogaréus. É rasgada por portal de verga reta com moldura ladeada por duas pilastras assentes em altos plintos e rematada em cornija reta sobre mísulas; superiormente, abre-se janela retangular de moldura terminada em cornija. Fachadas laterais rasgadas por duas janelas desiguais, uma na nave e outra na capela-mor, esta última mais larga, abrindo-se ainda na fachada lateral direita porta travessa de verga reta, com moldura percorrida por filetes; a sacristia é rasgada a O. por porta de verga reta e moldura simples e a E. por janela retangular, moldurada e gradeada. A Fachada posterior da capela-mor é cega e termina em empena com cornija moldurada, levemente truncada. No INTERIOR possui púlpito e retábulo-mor de talha, quase todo dourado, de um eixo definido por quatro colunas e tendo ao centro nicho com imagem do orago.

Acessos

Porto Judeu; Rua de Nossa Senhora da Esperança; ER 1-2A

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, quase no limite E. da freguesia e da povoação, na designada Serretinha, denominação dada nas atividades festivas em contraposição à Serreta. Insere-se parcialmente em adro paralelo à estrada, delimitado por muro, rebocado e caiado, interiormente percorrido por bailéu e com pavimento em lajes de cantaria e uma parte lateral em cimento, numa cota inferior à estrada. Do adro, deslumbra-se ampla vista sobre a encosta com prados e o Ilhéu das Cabras.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: ermida

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16, 1ª metade - época provável da construção da capela, visto ser já referida pelo Dr. Gaspar Frutuoso como sendo de muita romagem (Saudades da Terra, vol. 6, p. 23); 1650 - por testamento de Isabel Gouveia, segunda mulher de André Coelho Gato, recebe o legado da casa dos romeiros; séc. 18 - época provável da reforma da capela; 1904 - já não existia a casa dos romeiros.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; embasamento, cunhais, frisos, cornijas, molduras dos vãos, pináculos, cruz e outros elementos exteriores pintados; porta e caixilharia de madeira; vidros simples; retábulo de talha dourada e policroma; cobertura de telha.

Bibliografia

LUCAS, padre Alfredo - As Ermidas da ilha Terceira. Angra do Heroísmo: 1976; MERELIM, Pedro de - As 18 paróquias de Angra. Sumário Histórico. Angra do Heroísmo: tipografia Minerva Comercial, 1974; SAMPAIO, Alfredo da Silva - Memória Sobre a Ilha Terceira. Angra do Heroísmo: Imprensa Municipal, 1904.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: 1947 - restauro da capela; 1963 - melhoramentos do adro e obras interiores pelo pároco da freguesia, o Padre Carlos Ferreira Mendes, procedendo-se ao revestimento do teto de madeira, limpeza das traves, do púlpito e das grades do coro, e colocação de pavimentado cerâmico.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login