Capela de Santo Amaro / Ermida de Santo Amaro

IPA.00034441
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Ribeirinha
 
Arquitetura religiosa, do séc 20. Capela de fundação quinhentista, reconstruída e ampliada no início do séc. 20, de planta retangular composta por nave e capela-mor, interiormente com ampla iluminação axial e bilateral. Fachadas com os elementos estruturais sublinhados a policromia azul, de sabor popular. A fachada principal termina em empena recortada, sobreposta por cornija, e é rasgada por portal de verga reta, ladeado por duas janelas e encimado por uma outra de varandim. Concilia os elementos clássicos, como o remate da frontaria e as cornijas sobre o eixo central, com elementos modernos, como as molduras dos vãos de topos salientes, formando cruz. As fachadas laterais são rasgadas por janelas na nave e capela-mor, a nave terminada em cornija e com portas travessas de verga reta. O coroamento dos cunhais frontais por duas sineiras deve ter sido uma criação do séc. 20. No interior possui coro-alto, púlpito e retábulo-mor em talha.
Número IPA Antigo: PT071901080124
 
Registo visualizado 63 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossado à fachada lateral direita sacristia retangular e pequeno anexo. Volumes escalonados com coberturas em telhados de duas águas na capela, de uma na sacristia, rematados em beirada simples ou dupla, e em placa no anexo. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento pintado a preto e os cunhais, remates, molduras dos vãos, sineiras e outros elementos sublinhados a azul claro. Fachada principal virada a O., terminada em empena recortada, com friso e cornija, sobreposta ao centro por cornija curva, coroada por cruz latina sobre acrotério; os cunhais são sublinhados por dois frisos verticais, criando falsas pilastras almofadadas, rematadas por sineiras, assentes em cornijas, e com vão em arco de volta perfeita, sobre pilares, albergando sino, e terminadas em frontão triangular. É rasgada por portal de verga reta com moldura de topos salientes, encimado por cornija reta, ladeado por duas amplas janelas retangulares de molduras iguais e encimada por janela de varandim, com igual moldura, sobreposta por cornija reta e com guarda em ferro. Sobre esta janela existe cartela inscrita. Fachadas laterais com a nave terminada em cornija e rasgada por portas travessas, de verga reta e moldura simples, e uma (lateral esquerda) ou duas janelas (lateral direita); na capela-mor abrem-se, respetivamente duas e uma janela, sem moldura. A sacristia é rasgada a O. por porta de verga reta e a S. por janela retangular, ambos moldurados. No anexo abrem-se porta de verga reta a S. e dois vãos jacentes a E. A fachada posterior da capela-mor termina em empena e apresenta dois pequenos vãos, sem moldura. No INTERIOR possui coro-alto com acesso por escada de madeira, púlpito e retábulo-mor de talha, com imagem do orago num nicho.

Acessos

Ribeirinha; lugar de Santo Amaro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado, adaptado ao declive do terreno, com pequeno adro frontal, pavimentado a paralelos, e acedido por escadaria. Junto à fachada lateral esquerda ergue-se o Império de Santo Amaro e, no início da escadaria, um outro, datado de 1913 (v. PT071901080089).

Descrição Complementar

A cartela da fachada principal tem a data de "1902" inscrita.

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: ermida

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - época provável da construção da capela de Santo Amaro, visto ser já referida pelo Dr. Gaspar Frutuoso, acrescentando que era de muita romagem; 1898, 18 junho - bênção das imagens de São João e de Santo António; 1902 - reconstrução da capela, conforme lápide inscrita na fachada principal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; paca de betão; embasamento, cunhais, frisos, cornijas, molduras dos vãos, cruz, sineiras e outros elementos exteriores pintados; porta e caixilharia de madeira ou em alumínio; vidros simples; retábulo de talha policroma; cobertura de telha.

Bibliografia

LUCAS, padre Alfredo - As Ermidas da ilha Terceira. Angra do Heroísmo: 1976; MERELIM, Pedro de - As 18 paróquias de Angra. Sumário Histórico. Angra do Heroísmo: tipografia Minerva Comercial, 1974; SAMPAIO, Alfredo da Silva - Memória Sobre a Ilha Terceira. Angra do Heroísmo: Imprensa Municipal, 1904.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login