Palácio dos Duques de Aveiro

IPA.00003429
Portugal, Setúbal, Setúbal, União das freguesias de Azeitão (São Lourenço e São Simão)
 
Casa nobre maneirista, de grandes proporções, com rasgamento simétrico de vãos nos panos murários rectilíneos, definidos por pilastras rusticadas, conjunto portal / janela na fachada monumental sobre a praça, loggia na fachada lateral sobre os jardins. A característica planta em "U" dos solares rurais é aqui alterada pelo prolongamento do braço E.do edifício, para criar uma fachada sobre os jardins.
Número IPA Antigo: PT031512040017
 
Registo visualizado 1307 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta composta, vários rectângulos adossados. Volumes articulados com coberturas diferenciadas, em telhado de 2 águas sobre as alas mais baixas do corpo central, em telhado de 4 águas sobre a parte mais alta, sobre os corpos laterais e sobre os 2 torreões inscritos no corpo E.. Fachada principal virada a N. em que ressalta um corpo central mais elevado e 2 corpos laterais mais baixos, delimitados por cunhais e pilastras rusticadas e definidos em altura por várias ordens de vãos: no bloco mais elevado do corpo central uma porta sob a escadaria correspondente ao r/c.; um 2º piso rasgado por um portal de aparato, com colunas e entablamento dórico abrindo para o patamar e rodeado por portas com frontão rectilíneo, encimadas por mezanino com vãos rectangulares; um piso superior em que se rasgam janelas de sacada, coroadas por frontões triangulares nos vãos laterais e no central, no eixo do portal (este com busto no tímpano), por frontões rectilíneos nos outros; os restantes corpos são definidos por um r/c. vencendo o desnível da encosta e pelo conjunto janela de sacada e mezanino; a fachada E. é delimitada por 2 torreões rectangulares inscritos, ladeando uma varanda com colunas toscanas sobre as quais corre entablamento.

Acessos

Praça da República, em Vila Nogueira de Azeitão

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano, isolado, com implantação destacada. Assente numa encosta de suave inclinação, domina toda a praça virando para ela as fachadas N. e O.. Fachada principal com pátio fronteiro separado da praça por muro e gradeamento, ao fundo do qual uma escadaria de 2 lanços divergentes comunica com o patamar central e o portal e com 2 plataformas laterais elevadas; do lado oposto um muro alto e várias construções tardias delimitam um outro pátio; anexa à fachada lateral E. a primitiva área ajardinada e um tanque.

Descrição Complementar

Sobre o portal as armas ducais da casa de Aveiro, picadas por ordem do Marquês de Pombal. Na varanda a E silhar de azulejos seiscentistas de padrão em azul e branco, para aqui transferidos da Sala de Baile.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa / Política e administrativa: repartições públicas / Cultural e recreativa: galeria de exposições / Extração, produção e transformação: oficina

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16, meados - construção do palácio em terrenos cedidos a D. Jorge de Lencastre, mestre de Santiago, pelos frades de São Domingos, que faziam parte do seu vizinho convento. 1619 - estadia de Filipe II; 1711, 1715 - estadias de D. João V; 1759 - o último duque de Aveiro é preso, sendo picadas as armas ducais do portal; 1773 - cedência a Magalhães e Larcher, que aqui instalará a 1ª fábrica de chitas, funcionando até 1847.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes

Materiais

Cantaria e alvenaria rebocada de pedra, telha cerâmica, madeira, vidro.

Bibliografia

PORTELLA, M. M., Noticia dos Monumentos Nacionaes e Edificios Notaveis do Concelho de Setúbal, Lisboa, 1882; RASTEIRO, Joaquim, Barreiro a Azeitão, in Guia de Portugal, vol. I, Lisboa, 1924; GEPB, vol. 3, Lisboa, s.d; AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses, Lisboa, 1969; Em Azeitão o Palácio dos Duques de Aveiro, in, Casa e Jardim, Julho 1990.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

1. Vários anexos e edifícios adossados posteriormente à fachada S. deturpam a leitura do edifício original.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login