Quinta de São Miguel

IPA.00003426
Portugal, Setúbal, Almada, União das freguesias de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas
 
Quinta maneirista. O vão da porta apresenta elementos decorativos barrocos, que se repetem no fogão de sala.
Número IPA Antigo: PT031503070012
 
Registo visualizado 467 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Agrícola e florestal  Quinta    

Descrição

Quinta murada por muro de alvenaria, sendo o acesso principal feito por gradeamento em ferraria.

Acessos

EN. 377, Monte da Caparica, Pragal, a cerca de 500 m da Estação de Comboio do Pragal, Rua de São Lourenço Nascente, Rua do Casquilho. WGS84 (graus decimais): lat. 38,668806; long. -9,180862

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto nº 2/96, DR, 1.ª série, n.º 56 de 06 março 1996

Enquadramento

Rural, isolada. Separada da EN 377 por muro alto rasgado por portal, a quinta compreende vários edifícios rodeados por zonas envolventes de terra batida ou por zonas verdes não tratadas, antigos terrenos agrícolas; do lado S. do edifício principal um pátio rodeado por varanda, com um tanque paralelo à fachada; os edifícios agrícolas estão adaptados a novas funções.

Descrição Complementar

Planta composta por 2 blocos de edifícios, dispostos perpendicularmente: o principal de planta composta por 2 rectângulos justapostos, no sentido E./O.; o secundário por vários rectângulos justapostos, no sentido N./S., a que se adossa um corpo menor, também rectangular, no sentido E./O.; volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhado de 1, 2 e 3 águas. O corpo principal adapta-se ao desnível do terreno do lado E., em 2 pisos; nas restantes fachadas mostra um piso rasgado por janelas e porta molduradas de verga em arco segmentar, esta com lacrimais nas jambas e protegida por pequeno telheiro; o corpo secundário mostra 2 pisos na ala E./O. e parte da N./S., esta prolongando-se para N. com um piso; a meio desta ala ressalta o corpo de 2 andares da antiga capela, ladeada ainda por pequena sineira, hoje transformada em túnel de comunicação com a fachada posterior; nesta uma escada faz a comunicação com uma varanda para a qual abre o piso superior. Unindo os 2 blocos um portal de vão rectangular com frontão em volutas e um painel de azulejos no tímpano de cercadura polícroma, representando S. Miguel. No interior, totalmente remodelado, destaca-se uma lareira, de vão moldurado, com lacrimais nas jambas e frontão barroco, possivelmente um portal aproveitado; no 2º piso do corpo secundário um tecto em masseira. Azulejos: painel recortado de figuração com imagem de santo com seus atributos ao centro em azul sobre esmalte branco, com moldura policroma com o letreiro "QUINTA DE S.MIGUEL" na base.

Utilização Inicial

Agrícola e florestal: quinta

Utilização Actual

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

IGAPHE

Época Construção

Séc. 18 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 - a quinta torna-se propriedade dos condes de S.Miguel; Séc. 18, meados - construção do corpo E. do bloco principal, de edifícios com funções agrícolas e da capela; séc. 19 - adaptação da ala N. / S. a residência, com transformação da capela em área funcional; 1990/ 91 - adaptação a ateliers de escultura, cerâmica e vidro (ARCO).

Dados Técnicos

Materiais

INERTES: alvenaria de pedra e tijolo, cantaria em molduras, telha cerâmica, azulejo, madeira, vidro, ferro forjado, ferro fundido.

Bibliografia

SOUSA, R.H. Pereira de, Almada: Toponímia e História das Freguesias Urbanas, Almada, 1985; Almada - Património classificado (policopiado), CMA, Almada, 1999.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMA: Arquivo interno (Edifício 26)

Documentação Administrativa

DGEMN/DSID; CMA: Arquivo Interno (Rolo 31)

Intervenção Realizada

1984 - novas construções; ARCO; 1999 - obras gerais de recuperação, restauro e adaptação a novo uso.

Observações

EM ESTUDO. *1 - DOF... incluíndo as suas habitações, os edifícios anexos de apoio à actividade agrícola, os terrenos que a delimitam o conjunto de azulejos que a decoram.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992 / Luísa Estadão 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login