Chafariz da Canada 2 de Moios

IPA.00034220
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Raminho
 
Arquitetura infraestrutural, oitocentista. Fonte composta por espaldar retilíneo, assente em embasamento e com corpo definido por pilastras, rematado em dupla cornija reta e com cartela inscrita e uma bica inserida em losango entre elementos vegetalistas, e duas alas laterais ligeiramente curvas, mais baixas e formando aletas. As alas laterais têm ligeiramente tamanhos desiguais. Tanque retangular em frente do espaldar, de bordos lisos.
Número IPA Antigo: PT071901070122
 
Registo visualizado 56 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Fonte de planta retangular composta por espaldar retilíneo e duas alas laterais, ligeiramente curvas, com corpo rebocado e pintado de branco, e as pilastras, frisos, cornijas e elementos decorativos pintados de azul claro. Sobre embasamento, pintado de preto, dispõe-se o espaldar definido por duas pilastras sustentando o remate em dupla cornija reta e friso intermédio; ao centro surge cartela oval inscrita, envolvida por resplendor, pintado de azul e branco, e, inferiormente, bica recortada inserida em losango, enquadrada por motivos fitomórficos dispostos nos ângulos. Em frente dispõe-se tanque retangular, formado por lajes de cantaria e com bordos lisos, pintado de preto, atualmente utilizado como floreira. As alas laterais são mais baixas que o espaldar e são definidas por pilastras, a do lado esquerdo muito mais estreita, e rematadas em friso que, junto ao espaldar, se eleva e forma aletas.

Acessos

Canada 2 de Moios

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado, adaptado ao declive do terreno, disposto de gaveto entre a estrada regional que atravessa a povoação e uma outra secundária. Nas imediações, erguem-se a Igreja Paroquial de Raminho (v. PT071901070063) e o Império do Espírito Santo do Raminho (v. PT071901070056).

Descrição Complementar

O espaldar apresenta cartela com a inscrição "O. P. / 1883".

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1883 - data inscrita na cartela do espaldar assinalando a construção da fonte pelas Obras Públicas; séc. 20, meados - ligação à água da rede pública.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada, tal como os elementos em cantaria basáltica.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2013

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login