Solar dos Salemas / Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal

IPA.00003421
Portugal, Setúbal, Alcácer do Sal, União das freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana
 
Arquitetura residencial, setecentista. Casa nobre de planta em U, com pátio fechado, por alto muro, rasgado por portal de verga reta encimado por frontão triangular interrompido por pedra de armas e fachadas de dois pisos, a principal rasgada por janelas jacentes e janelas de sacada de verga abatida. No pátio possui escada de acesso ao andar nobre, onde se desenvolve balcão alpendrado e, lateralmente, fonte com golfinho. Na fachada posterior foi construído recentemente corpo com arcadas encimadas por amplo terraço, virado ao rio Sado.
Número IPA Antigo: PT041501010008
 
Registo visualizado 372 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta em U irregular, composta por vários corpos dispostos assimetricamente em torno de um pátio quadrangular fechado. Volumes articulados com telhados diferenciados de três e quatro águas. Fachada principal composta por 2 corpos desiguais rodeando o portal de acesso ao pátio, marcados por cunhais e rematados por cornija, com 2 andares, o inferior rasgado por frestas rectangulares, o superior por janelas de sacada com vergas em arco abatido; o portal de vão rectangular, vedado da rua por gradeamento em ferro forjado, com frontão interrompido para receber o escudo de armas da família Salema, rasga-se em muro alto coroado por frontão contracurvado. Na fachada secundária, virada a S., ressalta uma varanda formando alpendre sobre a rua, de arcos rebaixados sobre pilares prismáticos; para a varanda abrem dois alpendres rasgados nas extremidades do 2º piso do edifício e as várias janelas do corpo central. Para o pátio deitam as fachadas do corpo central e dos laterais; o central é rasgado por arco rebaixado no 1º piso, por arcaria sobre pilares prismáticos no 2º; uma escada exterior de um lanço faz a comunicação com o piso superior; adossada ao corpo O uma fonte de espaldar em frontão de aletas, com uma bica em forma de golfinho de onde jorra a água para dentro de um tanque de bordo recortado.

Acessos

Rua Rui Salema

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Urbano, planície, adossado, implantação harmónica. Integra-se na malha urbana, adossado a um edifício de 2 andares do lado E., rodeado pela R. Rui Salema, a N., para a qual deita o alçado principal, para a R. João Soares Branco, que margina o Rio Sado, do lado S. e para uma travessa lateral.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Cultural e recreativa: biblioteca

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, 1ª metade - construção provável do solar encomendado pela família Salema, descendente de Rui Salema, o instituidor da Misericórdia de Alcácer do Sal; 1940, década - época provável da junção da varanda / alpendre sobre a rua.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de pedra e tijolo rebocado e pintado; pilastras, pilares, molduras dos vãos, brasão e outros elementos em cantaria calcária; portas e caixilharia de madeira; vidros simples; silhar de azulejos; cobertura de telha.

Bibliografia

http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/69696 [consultado em 5 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID,SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1992 - Obras de conservação no interior.

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login