Casa onde nasceu o General Humberto Delgado

IPA.00003406
Portugal, Santarém, Torres Novas, União das freguesias de Brogueira, Parceiros de Igreja e Alcorochel
 
Casa unifamiliar, de características rurais, de piso térreo, cozinha com lareira, divisões intercomunicantes. O edifício contíguo do lado direito era um antigo palheiro da casa, a que foi acrescentado um piso superior.
Número IPA Antigo: PT031419030009
 
Registo visualizado 337 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta trapezoidal, massa simples com cobertura homogéna em telhado de 2 águas com beiral; chaminé com grelha em tijolo, sobre a empena lateral direita. Fachada principal virada a N., rasgada por 2 portas de postigo e uma janela; uma outra porta e uma fresta na fachada lateral direita, 2 janelas na fachada posterior. Interior: para a fachada principal abre a cozinha ampla com lareira, com acesso também pela porta lateral e uma sala, que estabelece a comunicação com 2 quartos na retaguarda.

Acessos

EM. de Brogueira - Riachos, Largo General Humberto Delgado, no Lugar de Boquilobo, Largo Principal

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996

Enquadramento

Urbano. Flanqueada por habitação de 1 piso do lado esquerdo e por edifício de 2 pisos, com escada exterior de acesso ao piso superior, encostado à extremidade da fachada do lado oposto. Logradouro envolvente em redor da fachada posterior e parte da fachada lateral direita. A casa está implantada num largo muito mal cuidado, cruzado pela via de circulação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - data provável de construção; 1906 - nela nasceu Humberto Delgado; 1993 - a casa e anexos são comprados a Fernando Roque pelo Engº Joaquim Marques de Oliveira, que a oferece à Junta de Freguesia para nela ser instalado o Museu Humberto Delgado.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em taipa caiada, com faixas e rodapé pintado em cor de tijolo; cobertura exterior em telha de meia-cana; portas e janelas em madeira.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1993 - restauro do edifício, realizado pela Junta de Freguesia, com a supervisão técnica da Câmara Municipal de Torres Novas.

Observações

Em frente à casa uma lápide com a seguinte inscrição: "Em lembrança de Humberto da Silva Delgado (o General Sem Medo) que em 15 de Maio de 1906 nesta casa nasceu. Sentido preito do povo da freguesia 29.09.1974". O edifício e logradouro anexos serão incluídos no espaço museológico.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login