Fonte de São José

IPA.00003403
Portugal, Santarém, Abrantes, União das freguesias de Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
 
Arquitectura infraestrutural, barroca. Fonte de espaldar, com remate de perfil movimentado, enquadrado por elementos arquitectónicos clássicos, com tratamento popular.
Número IPA Antigo: PT031401130061
 
Registo visualizado 343 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Planta rectangular, delimitada por altos muros de alvenaria caiada, que acompanham a escadaria e rodeiam um pequeno átrio rodeado por bancos corridos com rodapé a cor azul. Fachada principal virada a SO., no eixo da escadaria, rematado por frontão arquitravado contracurvado, com cornija moldurada, ladeado por pilastras dóricas que se prolongam nas paredes laterais do átrio; sobre as pilastras urnas com florões, no topo do frontão uma cruz em ferro sobre acrotério; no tímpano abre-se um nicho de verga semicircular e moldura contracurvada, protegido por gradeamento, com uma imagem quebrada de São José e o Menino; acima do nicho a data inscrita de "1791". Tanque cimentado aberto na zona da bica, que se encontra oculta por pequena porta de ferro. Sobre a porta uma placa com uma quadra inscrita: "Velhinha de tanto cantar / até as bicas gastei / e sempre a sede a matar / nunca de correr deixei / Nortadas Pereira, Junta de Freguesia de Alferrarede, 19.03.1993". No face posterior do frontão, abrindo para a via de circulação um painel de azulejos polícromos, representando São José e o Menino, assinados "Fortuna, ofícios. Vasco Leonardo 1992"; num painel menor, no tardoz do plinto, a inscrição: "Junta de Freguesia de Alferrarede 19-03-93, Fortuna".

Acessos

EN. 244-3; Largo da Fonte de São José; Rua da Fonte de São José, à entrada de Alferrarede

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 95/78, DR, 1.ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978

Enquadramento

Urbano, situado num vale, rodeado por vias de circulação e por uma moradia recente de dois pisos. Implanta-se num terreno de forte declive, vencido através de escadaria íngreme de quinze degraus, com acesso por pequeno jardim calcetado e arborizado *1, protegido por dois pinos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1791 - conclusão da obra da fonte, segundo inscrição no tímpano do frontão, numa zona limítrofe da povoação, mas hoje integrada nela; é abastecida por mina com 700m. de comprimento, desde os terrenos arenosos do Tapadão; 1992 - 1993 - colocação de um painel de azulejos com a imagem do orago, por ordem da Junta de Freguesia; 1993 - colocação de uma porta de ferro para resguardar a bica.

Dados Técnicos

Materiais

Alvenaria rebocada a cal, com contraste a azul nas cornijas, pilares, rodapés, coruchéus, molduras; cantaria em lajedo no revestimento de degraus; pavimento e bancos cimentados; azulejo; ferro.

Bibliografia

PEREIRA, Filipe Nortadas, Fonte de S. José, in Jornal de Abrantes, 2 Setembro 1994; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71556 [consultado em 14 julho 2016]

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMAbrantes

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1865 - obras gerais de restauro, consolidação e recuperação, tendo sido desobstruídos os canos e abobadados de novo até à nascente de água, tendo-se gasto 128.250 reis; 1867 - limpeza da fonte; 1868 - reparação; 1993 - restauro da fonte.

Observações

*1 - em frente à fonte, no Largo da Fonte de São José realizavam-se os famosos festejos de São Pedro, conhecidos como festas do Bodo.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1992 / Isabel Mendonça 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login