Necrópole Megalítica do Alto das Madorras

IPA.00033957
Portugal, Vila Real, Alijó, Vila Verde
 
Necrópole composta por oito antas conservando o "tumulus". Destaca-se pela grande densidade de monumentos megalíticos construídos a curta distância uns dos outros e na monumentalidade dos mesmos. As mamoas implantam-se ao longo do caminho que ainda hoje percorre o planalto, deixando supor a intenção de assinalar esse percurso ancestral.
Número IPA Antigo: PT011701170154
 
Registo visualizado 439 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Funerário  Anta / Mamoa    

Descrição

A necrópole compõem-se de sete mamoas no Vale da Arca, freguesia de Vila Verde, concelho de Alijó, e uma na freguesia de Fiolhoso, concelho de Murça. As antas apresentam grandes dimensões, com 20 a 50 metros de diâmetro, conservando o "tumulus", com uma carapaça lítica bem construída, misturando o granito com o quartzo branco.

Acessos

Vila Verde, Vale da Arca, estrada em terra batida que do Pópulo vai para Asnela; Lugar do Alto das Madorras

Protecção

Categoria: SIP - Sítio de Interesse Público, Portaria n.º 740-DJ/2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012

Enquadramento

Rural, isolado, em chã planáltica de grande altitude (840 m), a N. do concelho de Alijó, ao longo da estrada em terra batida que do Pópulo vai para Asnela, mesmo no limite do concelho de Alijó com o de Murça.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: anta / mamoa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Época megalítica

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Época megalítica - construção e utilização da necrópole; séc. 19, finais - a necrópole era composta por um número maior de monumentos funerários; 2007, 16 janeiro - proposta de classificação da necrópole da Câmara Municipal de Alijó; 6 junho - proposta de abertura do processo de classificação da DRPorto; 10 agosto - despacho de abertura do Subdiretor do IGESPAR; 2010, 16 janeiro - proposta da DRCNorte para a classificação da necrópole como Sítio de Interesse Público; 23 outubro - proposta da DRCNorte para a não fixação de Zona Especial de Proteção, por se tratar de um sítio arqueológico; 2012, 16 outubro - publicação do projeto de decisão de classificar a necrópole como Sítio de Interesse Público sem fixação de Zona Especial de Proteção, em DR, 2.º série, n.º 200, anúncio n.º 13568/2012.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura de granito.

Bibliografia

http://arqueologia.cm-alijo.pt/Roteiros_GE.htm, [consultado em 16-10-2012]; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/11444356 [consultado em 11 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login