Império do Espírito Santo da Boa Hora

IPA.00033772
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Terra Chã
 
Arquitetura religiosa, do séc. 20. Império de planta retangular, interiormente de espaço único, construído sobre soco. Apresenta a fachada principal rematada em empena truncada sobreposta pela Coroa e pomba do Espírito Santo, estruturada e seccionada por três eixos de vãos, correspondendo a porta entre janelas, com guarda de peito, sendo os elementos estruturais e decorativos sublinhados por policromia amarela, de sabor popular. As fachadas laterais são cegas.
Número IPA Antigo: PT071901180106
 
Registo visualizado 1632 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Império    

Descrição

Planta retangular simples, de cobertura homogénea em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco a preto e cunhais, frisos, cornijas e molduras dos vãos pintados de amarelo. Fachada principal virada a E., desenvolvida sobre soco e terminada em empena truncada, coroada por aletas, pintadas de amarelo ladeando plinto com coroa e pomba do Espírito Santo e, no alinhamento dos cunhais horizontalizados, por pináculos piramidais pintados de branco. É rasgada por três vãos, o central correspondendo a portal, em arco de volta perfeita, de moldura côncava, e os laterais retilíneos correspondendo a janelas de peitoril, todos com bandeiras acompanhando o perfil das molduras; as janelas têm guarda de peito em ferro fundido, ornado com coroa do Espírito Santo e motivos vegetalistas e volutados, pintada de cinzento, sobre cornija. Fachadas laterais cegas.

Acessos

Terra Chã, Estrada Regional n.º 505

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado, no interior do povoado da Boa Hora, situado na bifurcação do caminho que vindo de Angra se divide no Caminho para Belém. O império dispõe-se junto à estrada, desenvolvendo-se para o interior de quintal particular, tendo adossado à fachada lateral direita corpo de uma garagem. O portal é precedido por escada de dois lanços opostos e patamar central, com guarda em balaustrada de cimento, pintada de preto, amarelo e branco.

Descrição Complementar

Sobre o portal existe a data inscrição de "1958". A empena e a zona superior dos vãos é sobreposta por ripa de madeira com lâmpadas para iluminação do império.

Utilização Inicial

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Utilização Actual

Religiosa: império do Divino Espírito Santo

Propriedade

Privada: Irmandade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1958 - data inscrita sobre o portal assinalando a construção do Império.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; portas de madeira; vidros simples e martelados; guarda em ferro; pavimento cerâmico nas escadas; cobertura de telha.

Bibliografia

CAMPOS, João dos Santos de Sousa - Para uma explicação da arquitectura dos Impérios do Espírito Santo. Porto: s.n., 2002. Dissertação de Mestrado em Relações Internacionais, apresentada à Universidade Aberta, texto policopiado; (http://www.juntafterracha.com/imperios.aspx), [consultado a 7-2-2012].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login