Casa do Mogo de Melo / Casa do Mogo / Museu Municipal Carlos Reis

IPA.00003375
Portugal, Santarém, Torres Novas, União das freguesias de Torres Novas (Santa Maria, Salvador e Santiago)
 
Casa abastada integrável na tipologia da "casa comprida", com a capela numa das extremidades da extensa fachada, com escadaria exterior de aparato, antecedida por pátio delimitado da rua por muro alto rasgado por vão de acesso. Perfil da fachada principal, de características barrocas: urnas em remate de pilastras e cunhais, cimalhas ondeantes na capela e muro de acesso ao pátio; vergas de janelas e portais em arco segmentar contracurvado, brincos decorando as ombreiras, sacadas em ferro forjado com enrolamentos e decoração fitomórfica.
Número IPA Antigo: PT031419120008
 
Registo visualizado 318 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta longitudinal, composta por rectângulos adossados, de diferentes dimensões. Massas articuladas com coberturas diferenciadas em telhado com beirais. Fachada principal virada a N., formada por vários corpos, delimitados por cunhais e pilastras, com cimalha em remate, ponteada por urnas sobre acrotérios, adaptando-se ao forte desnível da rua, em diferentes registos; o corpo a nascente, de 2 panos, corresponde à capela de Nossa Senhora da Piedade e anexo - o 1º pano de 1 piso rasgado por porta-janela de verga arqueada e sacada em ferro, o 2º rematado por frontão contracurvado, com 2 registos rasgados por porta e janela axiais, ambas de verga arqueada; o corpo seguinte de 2 pisos rasgados por janelas e portas-janelas com vergas arqueadas; finalmente o último corpo, reentrante, com 3 pisos, antecedido por muro alto de remate ondeante, vazado por janelas e porta gradeadas, de acesso a um pátio de onde parte escadaria exterior de 2 lances convergentes; no piso intermédio da fachada rasga-se o portal de vão recto com frontão contracurvado, ladeado por portas-janelas de sacada, no 1º e 3º janelas de verga arqueada. Na fachada posterior, virada a S., os 2 corpos extremos, desiguais, são intercalados por corpo central reentrante; o 1º corpo a nascente mostra 1 só piso rasgado por porta de verga recta; o 2º 2 pisos rasgados por janelas e portas-janelas de verga arqueada; o último corpo vãos de verga recta no 1º e 3º registos, portas-janelas de verga arqueada no piso intermédio. Interior: capela de nave única, abrindo para a capela-mor por arco triunfal em cantaria, de arco a meio ponto sobre pilastras toscanas; tecto de madeira, em 3 planos, na nave, em abóbada rebaixada sobre cimalha na capela-mor; púlpito com guarda-voz, em madeira, adossado ao alçado esquerdo da nave. O restante interior foi totalmente remodelado para adaptação a museu.

Acessos

Rua do Salvador, n.º 14

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996 *1

Enquadramento

Urbano, meia encosta. Integrada na parte antiga da povoação, junto à antiga cerca fernandina, abaixo da igreja do Salvador; a fachada principal abre para via de circulação, de acentuado declive, a fachada posterior para logradouro com acesso por portão contíguo à capela, lado poente é flanqueada por habitação de 3 pisos.

Descrição Complementar

Sobre a porta de acesso ao pátio, que antecede a escadaria de acesso ao piso nobre, um relevo em pedra alusivo ao Espírito Santo, vindo de uma antiga capela dedicada a este orago, no lugar da antiga pedra de armas da família. Ornatos em estuque no coroamento do arco triunfal da capela.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, meados - data provável de construção; séc. 20 - instalação do Colégio de Jesus, Maria e José, da congregação de S. José de Cluny; 1922 - a Câmara Municipal de Torres Novas compra o edifício à Comissão Jurisdicional dos Bens das Extintas Congregações Religiosas, passando a funcionar aí as Escolas Primárias, a Repartição de Finanças, a Tesouraria da Fazenda Pública e o Cartório.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e caiada; cantaria em molduras e urnas de remate; cobertura exterior em telha cerâmica; madeira em tectos, portas e janelas; tijoleira e lajedo de cantaria em pavimentos; ferro em sacadas.

Bibliografia

GONÇALVES, Artur, Memórias de Torres Novas - novos subsídios para a sua história, Torres Novas, 1937; BICHO, Joaquim R., Património Artístico do Concelho de Torres Novas, Torres Novas, s.d.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DSID

Intervenção Realizada

1988 - Obras de adaptação a museu pela firma Apolinário Marçalo, de Abrantes.

Observações

*1 - Casa do Mogo de Melo, também denominada "Casa do Mogo".

Autor e Data

Isabel Mendonça 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login