Apeadeiro Ferroviário de Paião
| IPA.00033701 |
| Portugal, Évora, Montemor-o-Novo, União das freguesias de Nossa Senhora da Vila, Nossa Senhora do Bispo e Silveiras |
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| Arquitetura de transportes, do Séc. 20. Antigo apeadeiro ferroviário de passagem do Ramal de Montemor, Troço Torre da Gadanha / Montemor-o-Novo, do qual ainda sobrevive o edifício de passageiros, a respetiva plataforma de embarque e o cais descoberto; o canal ferroviário foi desativado, constituindo atualmente a Ecopista do Montado. Edifício de Passageiros de planta retangular simples com cobertura homogénea em telhado de quatro águas, fachadas de pano e registo únicos, rebocadas e pintadas de branco, com embasamento de cantaria e remate em cornija e platibanda envolvente; fachadas principal e posterior idênticas, rasgadas simetricamente por vãos com molduras de cantaria, de verga em arco abatido com pedra de fecho saliente e ombreiras recortadas. O interior dispunha-se originalmente em três zonas de igual dimensão: a) cozinha e quarto do chefe, a N.; b) vestíbulo e sala de espera, a S.; c) na faixa central: a E.,a sala de jantar do chefe e a P. o gabinete do chefe/telefónico, a bilheteira, com balcão para o vestíbulo de passageiros, o despacho de bagagens e uma zona de arrecadação. |
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| Número IPA Antigo: PT040706040172 |
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| Registo visualizado 285 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Transportes Apeadeiro / Estação Apeadeiro ferroviário
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Descrição
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| Planta composta pelo antigo edifício de passageiros, respetiva plataforma de embarque e o cais descoberto. EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS: planta retangular, simples, disposta à direita e paralelamente ao nível da antiga linha; volume simples, massa disposta na horizontal com cobertura homogénea em telhado de quatro águas com revestimento em telha marselha; duas chaminés paralelepipédicas dispostas transversalmente em relação à fachada principal na aba N. do telhado. Fachadas de pano e registo únicos, rebocadas e pintadas de branco, com embasamento de cantaria e remate reto em cornija e platibanda envolvente, ligeiramente re-entrante, rematada por idêntica cornija; panos e platibandas delimitados por cunhais apilastrados e aparelhados de cantaria. Vãos com molduras de cantaria, verga em arco abatido com pedra de fecho saliente e ombreiras recortadas; caixilharia fixa e móvel em madeira pintada de branco e cinzento claro; portas com soleira pétrea. Nas fachadas N., O. e S. placas toponímicas colocadas ao centro das fachadas, sob a cornija inferior, com o nome do apeadeiro "Paião" em azulejos de cor branca com moldura e letras maiúsculas, estampadas, de cor azul; tubo de queda das águas pluviais em cada uma das fachadas N. e S., colocado junto aos cunhais. Fachada principal a O., virada à linha, rasgada por três portas, as do lado direito entaipadas ao nível do rodapé e transformadas em janelas. Fachadas laterais cegas. Fachada posterior idêntica à principal, apresentando faixa de pavimento em calhaus de basalto a cutelo. Chaminé de pavimento, a N., isolada, com c. de 2m de altura, em alvenaria de tijolo rebocada e pintada de branco. INTERIOR: espaço composto por duas zonas iguais, segundo o eixo N. - S., correspondente a duas habitações dispondo cada uma de cozinha, a N., e dois compartimentos. CAIS DESCOBERTO: ocupado por parque de merendas equipado com mesas, cadeiras e papeleiras, em estrutura de ferro e madeira, com fixação ao pavimento; dispositivos para estacionamento de bicicletas, em aço inox, também com fixação ao pavimento; piso em gravilha no parque de merendas e em terra batida na Ecopista munida de rampas de acesso; plataforma do edifício de passageiros com pavimento de mosaicos de cimento com remate por lancil pétreo; murete da plataforma em alvenaria de pedra rústica gastejada; candeeiros de iluminação pública. |
Acessos
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| EN253, Comporta a Montemor-o-Novo, por caminhos vicinais. Ecopista do Montado: a meio do percurso, de aproximadamente 12Km, entre as estações de Torre da Gadanha e Montemor-o-Novo. A c. de 350m, a NE., unidade de turismo rural. |
Protecção
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| Incluído na Rede Natura 2000: Sítio de Interesse Comunitário de Monfurado |
Enquadramento
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| Rural, isolado, em planície; a c. de 6Km de Montemor-o-Novo. Piso plano, sem desníveis, como nos restantes troços da Ecopista, que ocupa o antigo canal ferroviário, com uma extensão de c. de 13Km. Vegetação constituída maioritariamente por sobreiros, azinheiras, árvores de fruto e, a N. e a S., três palmeiras ladeando o edifício de passageiros. |
Descrição Complementar
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Utilização Inicial
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| Transportes: apeadeiro ferroviário |
Utilização Actual
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| Residencial: casa / Transportes: ciclovia |
Propriedade
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| Pública: estatal |
Afectação
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Época Construção
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| Séc. 20 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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Cronologia
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| 1907, 29 maio - Decreto determinando que seja adicionado ao Plano das linhas férreas ao Sul do Tejo, um ramal da estação de Montemor-o-Novo à Vila; 1907, 12 junho - Decreto autorizando a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo a contrair um empréstimo de 170 contos para a construção do Ramal de Montemor; 1907, 16 setembro - início da construção da linha; 1909, 02 setembro - abertura à exploração pública do Ramal de Montemor-o-Novo, entre as estações de Torre da Gadanha e Montemor-o-Novo, Km 75,200 e 88,059 respetivamente, integrando o apeadeiro de Paião, ao Km 81,025 e a ponte sobre o rio Almansor, à entrada da estação de Montemor-o-Novo; a linha é de via única, de bitola ibérica (1668mm) e entroncava na rede ferroviária existente na estação de Torre a Gadanha, Linha do Sul (atual Linha do Alentejo); 1987, 28 maio - encerramento do apeadeiro de Paião; 1987, 27 setembro - ultima viagem de comboio realizada entre Montemor-o-Novo e a Torre da Gadanha; 1989 - desativação do Ramal de Montemor-o-Novo com levantamento dos carris e travessas; 2004, 10 dezembro - assinatura do contrato de concessão de utilização entre a REFER e o Município de Montemor-o-Novo, para utilização da plataforma da via com vista à sua adaptação e utilização como ecopista, válido por um período vinte e cinco anos, renovável por períodos sucessivos de cinco anos; 2009, 08 março - inauguração da Ecopista do Montado. |
Dados Técnicos
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Materiais
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Bibliografia
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Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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| IHRU: SIPA |
Documentação Administrativa
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| REFER |
Intervenção Realizada
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Observações
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| EM ESTUDO. *1 - eventual concessão para assegurar a manutenção e conservação das instalações de apoio. |
Autor e Data
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| Paula Azevedo (REFER) 2012 (no âmbito da Parceria IHRU/REFER) |
Actualização
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