Capela de Nossa Senhora da Lapa

IPA.00003363
Portugal, Santarém, Sardoal, Sardoal
 
Capela maneirista, com fachada de pano liso e empena angular, rasgada por portal com frontão com ornatos clássicos, de tratamento popular. Decoração interior de grande riqueza contrastando com a simplicidade exterior. A capela assenta num maciço rochoso, ao lado da ribeira, bem protegida das águas das cheias, em frente a uma lapa rasgada no mesmo maciço, onde começou a devoção à imagem de Nossa Senhora da Lapa.
Número IPA Antigo: PT031417030006
 
Registo visualizado 537 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta rectangular; massa simples com cobertura homogénea em telhado de 2 águas com beiral; pequena sineira assente do lado esquerdo, junto à empena. Fachada principal delimitada por cunhais e empena triangular com cornija, vazada por portal de verga recta arquitravado e encimado por frontão de volutas em argamassa, rematado por cruz, ladeado de 2 frestas rectangulares molduradas; 2 pilastras nas fachadas laterais, junto à cabeceira; rodapé rodeando toda a capela. Interior: espaço único com cobertura em abóbada de berço sobre cimalha; nicho rasgado na parede fundeira enquadrado por pilastras e colunas compósitas de ábacos salientes suportando arcos redondos, com cartela concheada no fecho; do lado do Evangelho vão rectangular rasgado no paramento, abrigando confessionário em madeira; banco corrido em alvenaria em redor da nave. Paredes revestidas de azulejos de padrão polícromo de maçaroca; pintura mural na abóbada e luneta sobre a porta, figurando brutescos, enrolamentos, albarradas e cartelas maneiristas, enquadrando painéis com a representação da Adoração dos Reis Magos (luneta), Adoração dos Pastores, Anunciação e Assunção, anjos músicos e putti rodeando o sol (abóbada).

Acessos

EN. 358, Km 41,650, desvio para Mouriscas, povoação de Cabeça das Mós, na Quinta de Arecês.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996 *1

Enquadramento

Rural, vale, beira d'água, isolado. Implantada na margem direita da Ribeira de Arecez, em zona arborizada, sobre um maciço rochoso, com acesso por escada de 2 lances convergentes em pequena plataforma; do outro lado da ribeira, uma lapa cavada no mesmo maciço rochoso.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 (meados) - construção da ermida pelo abade João Cansado, em frente à lapa onde já era venerada a imagem de Nossa Senhora da Lapa, desde inícios do século; a decoração de azulejos e a pintura mural são coevas da construção; 1659, 28 de Março - breve do Papa Alexandre VII concede privilégios especiais a quem rezasse missa na capela; 1721 - o padroeiro do Santuário era Duarte de Sousa França, sobrinho do abade, que recebera do tio uma quinta com casas anexas, onde os romeiros devotos da imagem pernoitavam; por essa altura terá sido realizado o altar-mor em estuque.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e caiada; cunhais, pilastras, rodapé, molduras e frontão em amarelo contrastando com o branco da cal; cobertura em telha cerâmica; madeira e ferro na porta e janelas; azulejo; tijoleira.

Bibliografia

SANTA MARIA, Frei Agostinho de, Santuário Mariano e História das Imagens Milagrosas, vol. III, Lisboa, 1711; GONÇALVES, Luís Manuel, Sardoal do passado ao Presente - alguns subsídios para a sua monografia, Sardoal, 1992; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74374 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/ DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Capela de Nossa Senhora da Lapa, incluindo a Lapa que lhe fica fronteira. Segundo a tradição a imagem de Nossa Senhora da Lapa, mudada para a capela após a sua construção, voltava a aparecer na lapa onde primeiro aparecera. A imagem do orago, Nossa Senhora sentada com o Menino deitado no regaço, setecentista, guarda-se na casa da quinta, bem como um "ex-voto" em madeira, pertencente à capela, com a inscrição: "Este altar he privilegiado por breve concedido pelo Papa Alexandre Septimo a 28 de março do anno de 1659. Todos os sacerdotes que nele celebrarem todas as 6ªs feiras de cada huma somana e dia da comemoração dos defuntos (...) tiram hua alma do purgatorio".

Autor e Data

Isabel Mendonça 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login