Capela de São Paio

IPA.00033579
Portugal, Porto, Vila do Conde, Labruge
 
Arquitetura religiosa, oitocentista e do séc. 20. Capela de planta retangular, de espaço único, com sacristia adossada ao lado direito, tendo cobertura de madeira em masseira e uniformemente iluminada por janelas rasgadas nas fachadas laterais e posterior. Fachada principal em empena, com os vãos rasgados em eixo, composto por portal de verga reta e por óculo. Fachadas rematadas em cornija. Interior com coro-alto e mesa de altar.
Número IPA Antigo: PT011316130136
 
Registo visualizado 75 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular com nave única e anexo adossado à fachada lateral direita, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, que se prolonga sobre a sacristia. Fachadas em alvenaria de granito aparente, com as juntas preenchidas a cimento, exceto a principal, revestida a azulejo de padrão 2x2, policromo; são rematadas em frisos. Possui vãos retilíneos, com molduras bastante salientes, revelando a remoção do reboco. Fachada principal virada a NE., flanqueada por cunhais apilastrados, firmados por pináculos piramidais com bola, sobre plintos paralelepipédicos, e rematada em empena com friso e cornija, tendo cruz latina sobre plinto volutado, no vértice. É rasgada por portal de verga reta e moldura simples, encimado por friso e cornija e sobrepujado por óculo ovalado, de moldura simples. Fachada lateral esquerda com duas frestas. Fachada lateral direita com duas frestas e o corpo do anexo, rasgado, na face, NE., por porta de verga reta e, na SO., por fresta. Fachada posterior em empena com cruz latina sobre dado, no vértice, rasgada por fresta. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, percorridas por lambril pintado de bege, rematado por friso de madeira, exceto a testeira, integralmente forrada a madeira, com teto de madeira, em masseira, e pavimento em ladrilho cerâmico. As janelas estão protegidas por vitral. Coro-alto de madeira, assente em mísulas de cantaria, com guarda em ripado de madeira e acesso por escadas de madeira no lado do Evangelho. O portal axial está ladeado por pia de água benta em cantaria, hemisférica e de bordo boleado. No lado da Epístola, órgão elétrico. Sobre supedâneo de dois degraus em cantaria, a mesa de altar, em rocha, ladeada por duas mísulas semelhantes e com atril assente numa âncora. No lado da Epístola, porta de acesso à sacristia, com mobiliário de madeira.

Acessos

Rua de Baixo. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,281619; long.: -8,730192

Protecção

Incluída na Paisagem Regional Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica do Mindelo

Enquadramento

Marítimo, isolado, implantado sobranceiro à dunas e falésias, surgindo numa zona plana, relvada e com canteiros frontais. Tem acesso por escadas frontais em cantaria e está envolvido por percursos que permitem identificar os vestígios das muralhas do antigo Castro. As estruturas estão envolvidas por afloramentos graníticos. Está envolvido por um Castro de planta irregular, composto por muralhas em alvenaria, em algumas zonas duplas e que faziam parte do sistema defensivo do povoado. Sobre uma das muralhas, nicho de cantaria, em abóbada de concha, encimado por cruz latina relevada.

Descrição Complementar

Na verga do portal axial, a data "1885". Os vitrais ostentam motivos eucarísticos e a imagem do orago, contendo a assinatura: "ATELIER VITRAIS / FERNANDO SILVA / ALBINA CUNHA / 2006".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTORES DE VITRAL: Albina Cunha (2006); Fernando Silva (2006).

Cronologia

1623 - a ermida surge referida em documentação; 1758 - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco António da Silva e Sousa, é referida a ermida de São Paio, situada na praia e pertencente aos fregueses; 1885 - data na verga da porta, revelando uma obra de remodelação; 1970 - recuperação da capela, com a construção do novo coro-alto; 2006 - pintura dos vitrais, pelo Atelier Vitrais, por Albina Cunha e Fernando Silva.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria, revestida a azulejo industrial na fachada principal; cornijas, cruzes, plintos, modinaturas, pináculos e degraus em cantaria de granito; pavimento da nave e sacristia em ladrilho cerâmico; coberturas de madeira, revestidas, exteriormente, em telha cerâmica; coro-alto, guarda e respetivas escadas de madeira; portas de madeira; altar e mísulas em rocha granítica; frisos de madeira; ambão em ferro e madeira.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1970 - tratamento de rebocos e pinturas, remoção do reboco; consolidação das juntas com argamassa de cimento; colocação de nova cobertura e pavimento.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2012 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login