Casa na Rua de D. Miguel de Almeida, n.º 23 / Casa na Travessa do Pacheco, n.º 6

IPA.00003352
Portugal, Santarém, Abrantes, União das freguesias de Abrantes (São Vicente e São João) e Alferrarede
 
Arquitectura residencial, setecentista e oitocentista. Casa urbana abrindo as duas fachadas para a via pública, delimitado por jardim, formado por dois corpos adossados de diferente volumetria e distinta modinatura de pilastras e molduras dos vãos.
Número IPA Antigo: PT031401130028
 
Registo visualizado 236 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta composta por dois polígonos quadrangulares adossados, de diferentes dimensões, de volumes articulados com cobertura diferenciada em telhado. Fachada principal virada a NO., de um pano delimitado por pilastra e cunhal apilastrado e rematado por cimalha moldurada, dois registos simetricamente rasgados por janela e porta molduradas com verga em arco segmentar, intervaladas por óculo com moldura de volutas, no piso térreo, por duas janelas de guilhotina com molduras idênticas no piso superior; na fachada lateral, virada a SO., ressaltam dois corpos de diferente altura, o primeiro de volume idêntico ao da fachada principal, mas rasgado por vãos de verga recta, uma porta e duas janelas no térreo, duas janelas de guilhotina no primeiro piso; o segundo, de três pisos, delimitado por pilastra e cunhal, cimalha em remate, também com vãos de verga recta, uma porta no piso térreo, uma janela de guilhotina em cada um dos andares superiores; no muro alto que delimita o jardim, na continuação da fachada, rasga-se uma porta de verga em arco segmentar e uma janela de molduras arqueadas, hoje entaipada. As paredes do edifício são pintadas a amarelo ocre, as pilastras e a cimalha a branco. INTERIOR: Obras totais de remodelação.

Acessos

Rua D. Miguel de Almeida (antiga Rua dos Açoitados), n.º 23; Travessa do Pacheco (antiga Travessa dos Ratinhos), n.º 6 a 8

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano, meia encosta. O edifício integra-se na malha urbana, ocupando um gaveto formado pela Rua D. Miguel de Almeida (fachada principal) e Travessa do Pacheco (fachada lateral e muro do jardim).

Descrição Complementar

Na fachada lateral na Travessa do Pacheco foi colocada a moldura de uma porta, existente no interior do edifício antes das obras, em pedra negra de, decoração renascentista.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, 2.ª metade - data provável de construção; séc. 19 - provável acrescento do corpo de três pisos; 2003 - encontra-se em ruínas.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e caiada; cantaria e estuque em pilastras, cimalha e molduras; cobertura de telha cerâmica.

Bibliografia

CAMPOS, Eduardo, Toponímia Abrantina, 2ª ed., Abrantes, 1989; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71572 [consultado em 08 julho 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMAbrantes

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 2005 / 2006 - obras gerais de remodelação: alteração da cobertura; substituição de vãos; infraestruturas

Observações

*1 - A Rua D. Miguel de Almeida corresponde à antiga Rua dos Açoitados, referida já no séc. 17; em 1863 passou a designar-se Rua dos Paços do Concelho e, em 1916, Rua Bernardino Machado, em 1922, Rua Coronel António Maria Baptista e, em 1940, adquiriu a actual designação.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1991 / Isabel Mendonça 1995

Actualização

Cecília Matias 2006
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login