Edifício da capitania do porto de Santo António do Príncipe / Farolim de Santo António do Príncipe / Farol de Santo António da Mina

IPA.00033404
São Tomé e Príncipe, Ilha do Principe, Pagué, Pagué
 
Arquitetura de comunicações, do séc. 20. Farolim de aproximação.
Número IPA Antigo: ST910207000004
 
Registo visualizado 1086 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comunicações  Farol    

Descrição

Edifício de três pisos com planta quadrangular, pintado a azul claro, onde funciona a capitania do porto de Santo António do Príncipe. No último piso, recuado em relação ao piso inferior, encontra-se a lanterna do farol, implantada na laje plana da cobertura. O paramento voltado a NE. destaca-se por estar pintado com três faixas verticais intercaladas: duas vermelhas e uma branca.

Acessos

Porto de Santo António, na Ilha do Príncipe

Protecção

Enquadramento

Isolado, implanta-se à beira mar, no Porto de Santo António, em enseada no lado E. da Ilha do Príncipe.

Descrição Complementar

Este farolim encontrava-se inoperacional e o seu estado de degradação e características obsoletas do equipamento impediram a sua reabilitação, tendo-se optado pela instalação de uma nova lanterna no mesmo local.

Utilização Inicial

Comunicações: farol

Utilização Actual

Comunicações: farol

Propriedade

Comunicações: farol

Afectação

Ministério da Defesa e Ordem Interna da República Democrática de São Tomé e Príncipe

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

EQUIPA TÉCNICA: Capitão Tenente do Serviço Especial Cola Duarte (Diretor técnico), Faroleiro técnico chefe José Coutinho e Faroleiro técnico Subchefe Arlindo Santos (1988-1996).

Cronologia

1964 - ano de estabelecimento do farol; a luz encontra-se a 13 m de altitude e tem uma característica luminosa de três relâmpagos simples e um período de 10 segundos; 1979, outubro - visita do Presidente da República de São Tomé e Príncipe a Portugal, após a qual se iniciaram várias ações pontuais de cooperação com a Marinha Portuguesa nos domínios da Hidrografia; século 20, década de 1980 - assinatura do protocolo de cooperação técnico-militar entre Portugal e a República Democrática de S. Tomé e Príncipe; surge o "Projeto de Estruturação da Guarda Costeira" e os subprojetos "Ajudas à navegação" e "Capitania"; 1988, dezembro - no âmbito do subprojeto "Ajudas à Navegação", o Capitão-de-Fragata Teixeira de Aguilar desloca-se a São Tomé e Príncipe, pretendendo elaborar o projeto de recuperação da farolagem deste território que se encontrava inoperativa; é feita uma proposta de recuperação da sinalização existente e criação de novos equipamentos, projeto que é desenvolvido em quatro fases, sob a orientação técnica da Direção de Faróis; 1996, fevereiro - no âmbito da 2ª fase do acordo de Cooperação Técnico Militar Luso-Santomense são estabelecidos os faróis do Ilhéu da Tinhosa Grande (v. ST910207000020), do Ilhéu Boné de Jóquei (v. ST910207000021), do Ilhéu dos Mosteiros (v. ST910207000022) e dos farolins da Ponta Chindela (v. ST910207000003), da Ponta da Mina (v. ST910207000005) e de Santo António do Príncipe; 1997, outubro - o Diretor-Geral da Política de Defesa Nacional de Portugal, entrega oficialmente ao Governo de São Tomé e Príncipe, em cerimónia realizada na Fortaleza de São Sebastião, em São Tomé, o novo sistema de ajudas visuais à navegação marítima, que integra 12 faróis de navegação costeira e 5 farolins de aproximação e portuários.

Dados Técnicos

Gerador elétrico solar, com baterias secundárias, com alcance luminoso de 12 e 9 milhas. A característica da luz é de três relâmpagos agrupados, de cor verde, branca e vermelha, sendo o período de 10 segundos.

Materiais

Estrutura de alvenaria.

Bibliografia

"Novos faróis do Príncipe", Revista da Armada, Ano XXVI, Lisboa, março 1997, pp. 11-13; "O sistema de ajudas à navegação marítima de S. Tomé e Príncipe", Revista da Armada, Ano XXVIII, nº 312, Lisboa, agosto 1998, pp. 12-13.

Documentação Gráfica

Ministério da Defesa Nacional: Direção de Faróis

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Ministério da Defesa Nacional: Direção de Faróis

Documentação Administrativa

Ministério da Defesa Nacional: Direção de Faróis

Intervenção Realizada

Marinha Portuguesa (Direção de Faróis): 1996 - substituição da lanterna e modernização do farol, ao abrigo dos acordos de Cooperação Técnico Militar Luso-Santomense.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Teresa Ferreira 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login