Solar da Quinta do Fidalgo

IPA.00003337
Portugal, Leiria, Batalha, Batalha
 
Casa maneirista e barroca, de fachada lisa, animada apenas pelo portal, (que certamente teve pedra de armas, no tímpano ovalado), com varanda de colunata aberta a S., zona de serviços, no r/c., habitação no 1º andar.
Número IPA Antigo: PT021004010010
 
Registo visualizado 371 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta composta por 2 corpos em "V", com cobertura diferenciada em telhados de 4 águas (corpo virado a S.) e de 2 águas com águas-furtadas (no corpo N.). Fachadas viradas a E. e N., delimitadas por cunhais, rematadas inferiormente por rodapé e superiormente por cornija em cantaria; na fachada principal, voltada a E., um portal em cantaria abre-se na extremidade SE., no paramento liso entre o cunhal e uma pilastra; no entablamento liso, sobre a verga da porta, uma inscrição; frontão barroco de volutas, interrompido para receber um tímpano ovalado, com uma roseta a meio; o portal dá acesso a uma escadaria, que no 1º andar, do lado S. e O., se abre para o exterior por varanda com colunas toscanas; a restante fachada é rasgada, no 1º andar, por janelas de sacada, com guardas em ferro forjado e molduras trabalhadas, no r/c. por frestas rectangulares com moldura lisa. Na fachada N. abre-se portal, com inscrição no tímpano; janelas de guilhotina rasgam o único andar deste corpo, adaptado ao desnível do terreno; esta porta dá acesso a uma escadaria rodeada por balaústres neo-barrocos, muito trabalhados.

Acessos

Junto à EN. 1, ao km. 112,1 - Quinta do Fidalgo. WGS84: 39º39'29.41''N. / 8º49'40.82''O.

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 1/86, DR, 1.ª série, n.º 2 de 03 janeiro 1986

Enquadramento

Urbano-rural. O edifício, localizado na zona de protecção do Mosteiro, está implantado nas imediações da povoação, integrando-se num conjunto de construções, antigas dependências agrícolas da quinta adaptadas a habitação, que também incluem uma pequena capela, com portal reaproveitado. Do lado posterior eleva-se a Ponte do Boutaca (v. PT021004010007).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18, 1ª metade - construção do solar; 1744 - o futuro rei D. José, ainda príncipe, janta e pernoita na casa, de acordo com inscrição gravada no portal principal ("O sereníssimo Príncipe D. José M. S. e o sereníssimo S. R. Infante D. Pedro seu irmão se hospedaram e jantaram nesta quinta de Manuel Correia de Mesquita Barba, Cavaleiro Professo na Ordem de Cristo, do Dezembargo de Sua Magestade e actualmente Provedor da Comarca de Lamego, tendo este a honra de lhe assistir, no dia 6 de Maio do anno de 1744"); séc. 20 - divisão do edifício em 2 habitações, abertura do portal do lado N. e criação de uma nova escadaria de acesso ao corpo do lado N.; 1941, cerca - transformação das dependências agrícolas em habitação e construção da pequena capela anexa.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Cantaria e alvenaria de pedra calcária; telha cerâmica.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Proprietário: séc. 20 - divisão do edifício em 2 habitações, abertura do portal do lado N. e criação de uma nova escadaria de acesso ao corpo do lado N.; 1941, c. de - transformação das dependências agrícolas em habitação e construção da pequena capela anexa.

Observações

*1: DOF: Conjunto do edifício solarengo, capela e dependências anexas pertencentes às famílias Salles Zuquet e Oliveira Simões.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login