Ermida de Santo António da Grota

IPA.00033253
Portugal, Ilha Terceira (Açores), Angra do Heroísmo, Angra (Sé)
 
Arquitetura religiosa, seiscentista e setecentista. Capela de planta retangular composta por nave e capela-mor, interiormente cobertas por falsas abóbadas, de berço na nave e de aresta na capela-mor, de estuque, e com iluminação axial e bilateral. Fachadas com os elementos estruturais e decorativos sublinhados a policromia amarela, de sabor popular. A fachada principal termina em empena e é rasgada por portal de verga reta encimado por cornija e óculo, enquanto as laterais terminam em cornija e são rasgadas por janelas retangulares. No interior possui arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras e capela-mor com retábulo tardo-barroco, de planta reta e três eixos.
Número IPA Antigo: PT071901160109
 
Registo visualizado 61 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor, exteriormente indiferenciadas, tendo adossado à fachada lateral direita sacristia retangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na capela e de uma na sacritia, na sua continuidade. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com faixa preta e elementos estruturais e decorativos sublinhados a amarelo. Fachada principal virada a SE., terminada em empena, com cornija, alteada lateralmente, coroada por cruz latina sobre acrotério de cantaria e com falsas pilastras nos cunhais, coroadas por pináculos piramidais sobre plintos paralelepipédicos. É rasgada por portal de verga reta, de moldura côncava, encimada por cornija reta, existindo sob esta pequena cartela retangular inscrita com a data de 1615; sobrepuja-o óculo, circular, moldurado. Fachadas laterais terminadas em cornija e, sobre a zona alteada, em beirada simples, rasgadas, na lateral esquerda por das janelas retangulares e, na lateral direita, por uma, molduradas, existindo ainda nesta sino afixado na falsa pilastra. A sacristia, terminada em meia empena virada a SE., é rasgada por porta de verga reta e janela jacente, de capialço, ambas molduradas; a sua fachada lateral é cega e termina em beirada simples. No INTERIOR a nave tem as paredes rebocadas e pintadas de branco, pavimento de cantaria e cobertura em falsa abóbada de berço, de estuque, assente em cornija de cantaria. Lateralmente existem registos de azulejos figurativos, azuis e brancos, representando Santo António guardando os pássaros (Evangelho) e Santo António a pregar aos peixes (Epístola). Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras toscanas. Capela-mor com cobertua em falsa abóbada de arestas, pintada a marmoreados fingidos, tal como as paredes laterais, onde se abre, de cada lado, um arco em asa de cesto, sobre pilastras, o do lado da Epístola de ligação à sacristia. Na parede testeira existe retábulo fingido pintado, de planta reta e três eixos, definidos por colunas de fuste liso, assentes em plintos paralelepipédicos e de capitéis coríntios; ao centro abre-se nicho, em arco de volta perfeita, com porta de madeira envidraçada, interiormente pintado de branco e albergando imaginária; nos eixos laterais sujem apainelados retangulares; ático em espaldar recortado, decorado por cruz sobre livro, rematado em fragmentos de cornija, enquadrado por apainelado definido por friso enrolado. Altar tipo urna, de madeira fixo à parede testeira.

Acessos

Angra (Sé); Monte Brasil, Rua do Conselheiro José Silvestre Ribeiro

Protecção

Incluído na Zona de Protecção do Castelo, Fortaleza e Muralhas de São João Baptista (v. PT071901160001), Incluído no Núcleo urbano da cidade de Angra do Heroísmo (v. PT071901160035)

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, na encosta do Monte Brasil, na reentrância do afloramento rochoso, onde primitivamente existia uma grota, envolvido por denso arvoredo. Ergue-se adaptada ao declive do terreno, com adro frontal, alcatroado, com amplo panorama sobre a cidade e a baía de Angra do Heroísmo. Às fachadas laterais são fixados portões e grades de ferro, vedando-as.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: ermida

Propriedade

Pública

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1615 - data inscita em cartela sobre o portal assinalando a sua construção, segundo o Dr. Alfredo da Silva Sampaio pelo então Governador da Fortaleza de São João Baptista, D. Gonçalo Mexia, ao que parece por devoção a Santo António; séc. 17 / 18 -segundo o padre Manuel Luis Maldonado a capela inseria-se na denominada Quinta da Grota, na circunvalação do Monte do Facho e fronteira ao porto de Angra, num "grotilhão que divide os montes das cruzes e do Facho"; no adro começava uma escada com quatro tabuleiros quadrados, com "pirâmides nos ângulos", degraus de pedra ladeados de plantas e flores de toda a variedade, que rematava num jardim onde havia três "chafarizes de chuveiro, e um penhasco de esguichos que chamam lágrimas, e no alto delas duas cisternas nas quais se recolhem as aguas das chuvas do Inverno, e destas por uns alcatrazes e arcas que se fecham e abrem se lançam as águas nos ditos chafarizes"; séc. 18 - reforma da capela, com abertura dos vãos alterais da capela-mor, feitura das pinturas murais em marmoreados fingidos e do retábulo-mor fingido pintado; 1768 - extinção da Irmandade que aqui se estabeleceu e funcionou, composta apenas por militares da fortificação, a qual contribuía com a mensalidade 4$000 para dispor de um capelão e custear a festividade do orago; 1787 - as despesas com o capelão, fábrica e festa do orago passam a estar a cargo da Fazenda Real; 1823 - o corregedor opôs-se a que a Fazenda Real cubrisse as despesas da capela, não se realizando nesse ano a festa; o Tenente General Francisco de Borja Garção Stockler, expõe o caso a D. João VI, conseguindo o recomeço das celebrações com a dotação régia de mais de 30$000; posteriormente, a capela passou a servir de arrecadação, interrompendo-se as festividades anuais; 1834, após - terminadas as lutas liberais, voltaram a realizar-se as festas na capela, mas sem a usual regularidade; o Governador da fortificação, Francisco de Paula Cárceres, encontrou a imagem de Santo António na Ermida do Espírito Santo, na Rua do Pintor, e transferiu-a para a capela; voltaram a fazer-se as festas pelos militares da Fortaleza de São João Baptista durante longos anos, havendo por vezes procissão; posteriormente, as festividades passam a estar a cargo da Junta Geral do Distrito de Angra do Heroísmo.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria de pedra rebocada e pintada; cunhais, cornija e molduras dos vãos exteriores pintados; portas de madeira; pavimento, arco triunfal, cornija e molduras dos vãos interiores em cantaria basáltica; pinturas murais; retábulo pintado; grades de ferro; retábulo pintado; cobertura de telha.

Bibliografia

LUCAS, Padre Alfredo, Ermidas da ilha Terceira, 1976; http://pt.wikipedia.org/wiki/Ermida_de_Santo_António_da_Grota, março 2012; http://pt.wikipedia.org/wiki/Sé_(Angra_do_Heroísmo), março 2012.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login