Capela de Nossa Senhora da Piedade de Quintã

IPA.00033099
Portugal, Porto, Paredes, Baltar
 
Capela românica e seiscentista de planta retangular composta por nave e capela-mor com coberturas interiores diferenciadas, em falsas abóbadas de berço abatido, assentes em cornijas do mesmo material, com escassa iluminação interna, obtida pelas frestas rasgadas nas fachadas da capela-mor. Fachada principal seiscentista, em empena truncada por sineira, rasgada por portal em arco de volta perfeita, com a moldura formada pelas aduelas do arco. Fachadas da capela-mor rematadas por friso fitomórfico e cachorros decorados, de origem românica, a lateral direita com porta travessa em arco apontado. Interior com púlpito de cantaria no lado do Evangelho e arco triunfal de volta perfeita, assente em impostas salientes decoradas, tendo, na capela-mor, simples altar de cantaria. Capela de construção tardo-românico, sendo possível que date do séc. 14, como se depreende da porta travessa, em arco abatido. A capela-mor ostenta cachorros decorados por elementos fitomórficos e antropomórficos, bem como uma interessante cruz vazada na empena da fachada posterior. A fachada principal sofreu uma reforma seiscentista, com a construção de empena truncada por sineira. O interior encontra-se despido, destacando-se as impostas do arco triunfal, decoradas por motivos florais. Na capela-mor, nicho com o orago.
Número IPA Antigo: PT011310030051
 
Registo visualizado 154 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave e capela-mor, de volumes articulados e escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas, rematadas por beiradas simples. Fachadas em alvenaria de granito aparente, com as juntas argamassadas. No corpo da capela-mor, a cobertura assente em friso vegetalista, de padrão irregular, e em cachorrada, tendo alguns elementos ornados por motivos vegetalistas e antropomórficos. Fachada principal virada a O., rematada em empena com cornija, truncadas por sineira de volta perfeita, rematada por cruz latina; sobre os cunhais, a empena interrompe-se e horizontaliza-se; é rasgada por portal em arco abatido com a moldura na zona superior formada pelas aduelas do arco. Fachada lateral esquerda cega, sendo a oposta rasgada, no corpo da nave, por portal em arco apontado, emoldurado pelas aduelas, surgindo, na capela-mor, uma pequena fresta. Fachada posterior em empena com cruz no vértice, rasgada por pequena fresta. INTERIOR com as em alvenaria de granito aparente, com coberturas em falsas abóbadas de berço abatido de madeira, assente em frisos do mesmo material e reforçada na nave por tirante metálico, tendo o pavimento da nave em soalho. A porta travessa, com perfil interno em arco abatido, é ladeada por pia de água benta hemisférica e de bordo boleado. No lado do Evangelho, púlpito em cantaria maciço, com guarda balaustrada em madeira, e acesso por escadas no lado direito. Arco triunfal de perfil abatido, assente em impostas salientes, ornadas por motivos fitomórficos. Capela-mor com pavimento em lajeado, com supedâneo de um degrau, sobre o qual se ergue mesa de altar em cantaria, sustentada por quatro colunas do mesmo material. Sobre a fresta da parede testeira, nicho de volta perfeita com a imagem do orago. No lado do Evangelho, nicho de volta perfeita, correspondente à antiga fresta.

Acessos

Rua de Nossa Senhora da Piedade. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,189661; long.: -8,378807

Protecção

Em vias de Classificação

Enquadramento

Urbano, isolado, implantado em zona de ligeiro declive, junto à via pública, pavimentada a cubos de granito, rodeada por pequeno adro, pavimentado a lajeado de granito e por campos de cultivo de vinha, de que se separa por muro de alvenaria de granito. Nas imediações, surgem moradias unifamiliares, algumas rodeadas por campos de cultivo, o edifício dos Bombeiros Voluntários e um campo de jogos.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Porto)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 13 / 14 (conjectural) / 17 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 13 - 14 - Provável construção da capela; séc. 17 - reforma do templo; 1758, 08 abril - nas Memórias Paroquiais, assinadas pelo pároco Agostinho José Ferreira, é referida a Ermida da Quintã, propriedade dos fregueses; séc. 20 - reforma do edifício; 2012, 29 de maio - abertura do procedimento nde classificação publicada através do anúncio n.º 11820/2012 no DR, 2.ª série, n.º 104.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito; cornijas, frisos, cachorradas, altar e pavimento da capela-mor em cantaria de granito; cobertura da nave de madeira; cobertura exterior em telha cerâmica; pavimentos da nave em soalho.

Bibliografia

CAPELA, José Viriato, MATOS, Henrique e BORRALHEIRO, Rogério, As freguesias do Distrito do Porto nas Memórias Paroquiais de 1758 - Memórias, História e Património, Braga, Universidade do Minho, 2000; PINTO, Dr. Ricardo, Paredes - Jóia do Sousa..., Paços Ferreira, 1996.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA; Diocese do Porto: Secretariado Diocesano de Liturgia

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: séc. 20 - tratamento das coberturas.

Observações

Autor e Data

Paula Figueiredo 2012 (no âmbito da parceria IHRU / Diocese do Porto)

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login