Edifício e Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande

IPA.00003309
Portugal, Leiria, Pedrógão Grande, Pedrógão Grande
 
Igreja da Misericórdia seiscentista, com divisão espacial característica: nave e capela-mor (esta assente em plataforma elevada) sob o mesmo tecto em madeira, tribuna aberta para a nave, púlpito do lado oposto. Acesso ao corpo dos serviços, adossado à igreja, por varanda alpendrada, próximo da sineira. A sua construção remonta ao ano de 1470, recebendo em 1627 um legado de sessenta mil réis.
Número IPA Antigo: PT021013020004
 
Registo visualizado 381 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Edifício de Confraria / Irmandade  Edifício, igreja e hospital  Misericórdia

Descrição

Planta longitudinal, rectangular, compreendendo a nave e capela-mor; a sacristia, sala do capítulo e sala do despacho formam planta em "U" com a igreja, adossadas do seu lado S.. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de 2 águas sobre a igreja, outro sobre a sacristia e casa do capítulo, de 3 águas sobre a sala do despacho. A fachada da igreja de empena triangular é rasgada por portal ladeado por pilastras sobre pedestais rematadas por arquitrave rectilínea; nicho encimado por frontão triangular, sem imagem, sobre o portal. O acesso ao edifício contíguo, de 2 pisos, faz-se por escada de um lanço que conduz a uma varanda alpendrada assente em coluna coríntia. Interiormente a nave e capela-mor são cobertas por tecto em madeira de 3 planos, estando o altar-mor assente em plataforma em cantaria, com escada de acesso. 3 tribunas fechadas por gradeamento de rótulas de madeira, 2 da Sala do Capítulo para a nave, uma da sacristia para a capela-mor. Púlpito do lado oposto. Retábulo em talha maneirista no altar-mor.

Acessos

Rua do Melo

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Urbano. Pequeno largo rodeado por construções de volumes equilibrados.

Descrição Complementar

ELEMENTOS DECORATIVOS - O retábulo pictórico que ocupava o altar-mor, constituído por 3 tábuas grandes, encimadas por uma de moldura oval, ladeada por 2 menores (cortadas para acompanharem o ângulo da cobertura do tecto), enquadradas por talha maneirista, encontra-se no Instituto Raínha D. Leonor, aguardando decisão sobre o restauro. Sob o repinte do séc. XVIII existe uma composição seiscentista de muito melhor qualidade. A Misericórdia guarda peças de pintura, escultura e mobiliário, que na sua maior parte faziam parte do recheio da Igreja e anexos.

Utilização Inicial

Religiosa: edifício de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: edifício de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16 - época provável de construção; 1616 - data inscrita sob o nicho.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria e cantaria em pedra granítica, tijolo, telha cerâmica, betão.

Bibliografia

PEREIRA, Esteves e RODRIGUES, Guilherme, PortugalDiccionário, vol. V, Lisboa, 1911; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, Vol. V, Lisboa, 1955; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; SERRÃO, Joaquim Veríssimo, História de Portugal, vol. III, Lisboa, 1978; QUINTEIRA, António José Ferreira, Pedrógão Grande - subsídios para uma monografia, Coimbra, 1980; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/71840 [consultado em 20 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEM/ DREMC

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEM/ DREMC

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEM/ DREMC

Intervenção Realizada

1975 - Substituição do telhado assente em cobertura de pré-esforçado, reforço das paredes, remodelação do exterior: picagem de rebocos, limpeza de cantarias; remodelação dos interiores: substituição dos pisos de madeira por pré-esforçado, revestimento a tijoleira; picagem de paredes interiores, limpeza de cantarias, substituição de portas e janelas, pinturas; 1976 - barrotes e tecto engamelado em madeira na igreja, tectos tipo camisa-saia na sacristia, sala do capítulo e sala do despacho; 1977 - tijoleira sobre caixa em massame; levantamento do lajedo partido da passadeira central e substituição por cantaria igual; vitrais armados em chumbo.

Observações

A Misericórdia data de 1470 (PEREIRA, 1911), anterior portanto à Misericórdia de Lisboa, fundada em 1498; não havendo notícia de fundação anterior a 1498 (SERRÃO, 1978) poderá haver confusão com a data de fundação do hospital que aqui existiu anteriormente e a partir do qual se fundou a Misericórdia de Pedrógão.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login