Capela de São Brás

IPA.00000033
Portugal, Braga, Barcelos, Barcelinhos
 
Arquitectura religiosa, renascentista. Capela renascentista com planta longitudinal de uma só nave e fachada principal com portal de arco quebrado. O portal principal, com decoração renascentista onde, no interior, se podem observar os seus antigos encaixes dos gonzos e jogadouros. O retábulo maneirista é uma obra excelente.
Número IPA Antigo: PT010302130027
 
Registo visualizado 268 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Capela de planta simples longitudinal com nave única, rectangular, com cobertura em telhado de duas águas. Fachadas percorridas por cornija, rematadas por cruz sobre acrotério nas empenas. Fachada principal com portal de arco quebrado, facetado e decorado com elementos quadrifoliados. Fachadas laterais com janela rectangular e, na da esquerda, porta de acesso à nave. Interior percorrido por lambril de azulejos azuis e brancos, decorados com albarradas, sobre um outro de granito, com duas janelas rectangulares para iluminação e armário embutido; Portal em vão de arco abatido decorado com canelura. Altar-mor com retábulo de talha policroma com a figura de São Brás entre duas tábuas pintadas com as imagens de São Pedro e São Paulo; ladeia-o duas mísulas que suportam as figuras de Santa Bárbara e São Domingos. Pedra do altar contemporânea assente em soco com um degrau. Pavimento em lajes de granito, com sepulturas numeradas e tecto em masseira de madeira encerada. Adro, de planta rectangular, organizado com canteiros rectangulares preenchidos com árvores exóticas e empedrado com pequenos cubos de granito, murado e decorado com urnas nos cunhais do lado poente. Possui quatro aberturas assimétricas, estando a mais importante voltada para o escadório. Este está orientado no sentido NO. - SE., com guardas em granito, com quatro lanços de escadas com degraus em número crescente, empedrado em calçada à portuguesa, com passadeira central de lajes em granito.

Acessos

Lugar de São Brás

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Periurbano, situa-se num outeiro rodeado de habitações e quintais. Possui um adro empedrado, com bancos em pedra, murado, desnivelado em relação à estrada, com acesso de poente por escadório.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16 - construção da capela; séc. 18 - provável remodelação com eliminação do alpendre e alteração dos vãos laterais; séc. 20, 2ª metade - remodelação da capela e área envolvente.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Capela: estrutura de granito, paredes rebocadas com lambril de azulejos, pavimento de granito e tijoleira, tecto de madeira de castanho encerada, retábulo de madeira, cobertura de telha; Adro: muros, passeio à volta da capela e guias dos canteiros em granito, pavimento empedrado com pequenos cubos, candeeiros em ferro forjado; Escadório: muros e passeios de granito.

Bibliografia

VvAa, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976, p. 124; FONSECA, Teotónio da, O Concelho de Barcelos Aquém e Além-Cávado, vol. 2, 1987, p. 48; FARIA, Abílio Mariz de, Capela de São Brás seu culto e romaria, in Barcelos Património, 4, 1996, pp. 39 - 56; CAPELA, José Viriato, BORRALHEIRO, Rogério, Barcelos nas Memórias Paroquiais de 1758, 1998, p. 44.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMBarcelos: Departamento de Infraestruturas e Equipamento

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Confraria de São Brás: Séc. 20, anos 50 / 60 - construção de muros de suporte de terras e de passeio no interior do escadório, eliminação de infestantes e plantação de oliveiras, arranjo urbanístico do terreno a NE. da capela com edificação de um coreto. Reboco exterior da capela, substituição da cornija e do passeio que a rodeava, ambos de cimento por granito; 1993 / 1995 - terraplanagem, colocação de empedrado no adro da capela com construção de um segundo passeio em granito e colocação de candeeiros. Reboco interior e revestimento com azulejos, substituição do retábulo e colocação de mesa de altar em granito.

Observações

O retábulo proveio de uma capela de Guimarães, entretanto demolida. Os azulejos são da Fábrica Viúva Lamego.

Autor e Data

João Santos e António Dinis 1998

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login