Palácio Gorjão / Palácio dos Coimbras / Palácio da Família Cunha Coimbra / Museu Municipal do Bombarral

IPA.00003293
Portugal, Leiria, Bombarral, União das freguesias de Bombarral e Vale Covo
 
Casa nobre maneirista, de planta em U, com zona de serviços no piso inferior e zona habitacional no superior. Portal principal com pedra de armas destacando-se na rigidez e simplicidade da fachada, característica da arquitectura maneirista.
Número IPA Antigo: PT031005010007
 
Registo visualizado 495 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta em U

Descrição

Planta composta por três retângulos em forma de U, com um dos braços ligeiramente mais comprido; volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado de três águas sobre as alas laterais, continuando-se uma das águas sobre os alpendres, em telhado de duas águas sobre o corpo principal. dois pisos com moldura divisória, cunhais em cantaria almofadada nos ângulos da fachada principal (1º piso), cimalha envolvente, urnas sobre os cunhais da fachada principal; esta, voltada para S., é rasgada a meio por portal rusticado, com pilastras laterais e entablamento, de vão em arco perfeito encimado por brasão de armas, janelas abertas simetricamente, as do primeiro piso de sacada, com balaústres. Na fachada posterior, voltada para os jardins, os três braços do U definem um pátio para o qual abrem arcadas de volta perfeita, sobre pilares toscanos, de secção quadrangular; no segundo piso corre uma alpendrada de colunas lisas toscanas sobre as alas laterais, sendo o alçado principal rasgado por 2 janelas de sacada com balaústres, dispostas assimetricamente.

Acessos

Praça do Município; Rua D. Afonso Henriques

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 2/96, DR, 1.ª série-B, n.º 56 de 06 março 1996 *1

Enquadramento

Urbano. Situa-se junto ao largo principal do Bombarral, num dos ângulos da Praça, fincando-lhe fronteiro o edifício da Câmara Municipal do Bombarral (v. PT031005010024) que tem na sua fachada posterior o Parque Municipal (v. PT031005010025), e no extremo oposto ergue-se o edifífio do Tribunal da Comarca do Bombarral (v. PT031005010023).

Descrição Complementar

Átrio aberto por tripla arcada para o pátio, com abóbada de cruzaria de ogivas, com fortes arcos torais descarregando sobre pilares cruciformes; os dois arcos laterais dão acesso a dois lanços de escadas paralelos que por sua vez comunicam com o piso superior por segundos lances já interiores. O interior do solar foi totalmente remodelado. A sala principal na ala central mostra arcada rebaixada sobre pilares quadrangulares, idênticos aos da arcada exterior. As alas laterais não são abobadadas como a ala central, estando hoje cobertas por placa de betão. Pedra de armas sobre o portal, pertencente aos Gorjões e Cunhas: escudo setecentista, dividido em pala; na 1ª, armas dos Gorjões(em campo vermelho leopardo de ouro); na 2ª dos Cunhas (em campo de ouro nove cunhas de azul, em três palas); bordadura de sete castelos; coroa de nobreza sobre o escudo.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17, 2.ª metade - construção do solar, provavelmente pelo 4º morgado dos Cunhas e Coimbras, Francisco Gorjão Henriques da Cunha Coimbra, cujas armas se encontram sobre o portal e que recebe o morgadio de Manuel da Cunha Coimbra e Noronha, seu primo, na 2ª metade do séc. 17; 1813 - data inscrita na fachada principal entre o remate da janela central e a cornija de remate da cobertura, provavelmente referente a alguma intervenção; séc. 20, final - adaptado a museu municipal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria e alvenaria de pedra rebocada; telha cerâmica, betão, madeira, vidro.

Bibliografia

RAMOS, Augusto José,Bombarral e seu concelho, Bombarral, 1982; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol. V, Lisboa, 1955; VERGIKOSK, Francisco de, Pedras de armas do Bombarral, Bombarral, 1989.

Documentação Gráfica

CMBombarral

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CMBombarral

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Palácio Gorjão, também denominado "Palácio dos Coimbras", ou "Palácio da Família Cunha Coimbra", onde está actualmente instalado o Museu Regional.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login