Chafariz das Cinco Bicas

IPA.00003292
Portugal, Leiria, Caldas da Rainha, União das freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório
 
Chafariz barroco, de espaldar, de planta rectangular, com volutões laterais ladeando corpo central rasgado por nicho, com taças escalonadas, por onde a água descia em cascata; linguagem ornamental e estrutural barroca (linhas curvilíneas, concheados, grinaldas e urnas). As cinco estrelas em que estão cravadas as bicas representavam emblematicamente cinco das sete plêiades ou sete estrêlas da constelação do Touro (as filhas de Apolo da mitologia); as outras duas estrelas ornam as bicas das outras duas fontes, a da Estrada da Foz e a da Rua Nova, parte do mesmo conjunto de abastecimento de água.
Número IPA Antigo: PT031006030004
 
Registo visualizado 488 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Planta rectangular. Espaldar em três corpos, sendo o central mais elevado, encimado por urna sobre grinalda relevada, rasgado por nicho com arco redondo e aduelas almofadadas. Dentrodeste escalonam-se três taças em concha de tamanhos decrescentes, adossadas à parede fundeira, para as quais corria a água em cascata, brotando de uma bica; por baixo das conchas cinco outras bicas metálicas rasgadas ao centro de 5 estrêlas, que jorravam água para um pequeno tanque; a uma delas foi adaptada uma torneira; sobre as conchas uma cartela e uma fita esvoaçante, com a data de 1749 e uma inscrição. Dos dois lados do nicho adossam-se pilastras sobre o paramento almofadado, encimadas por urnas sobre acrotérios. Corpos laterais mais baixos, recortados e terminados em volutas, enquadrando um paramento decorado por losangos com motivos florais repetitivos em relevo. O acesso às bicas faz-se por degraus laterais convergindo numa plataforma. No plano térreoum tanque, bebedouro para animais, servido por uma bica ornada por volutas. Por trás do espaldar o depósito da água, com um tanque e duas bicas, a cuja parede exterior se adossa o arranque de um arco.

Acessos

Rua Diário de Notícias, saída para Alcobaça

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47 de 26 fevereiro 1982

Enquadramento

Urbano. Situa-se na estrada para Alcobaça, no local do entroncamento com uma via recentemente aberta, inserida numa nova urbanização em construção, à frente de um parque de estacionamento automóvel.

Descrição Complementar

Inscrição na fonte: "E estas as outras cinco pleiades, de onde beberás quando quiseres, saudaveis por benefício do céu, sempre correndo por mercê do Rei".

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1748, 01 setembro - início do plano de abastecimento de água à povoação; 1749 - data de construção, de acordo com inscrição, com água captada no Vale da Delgada; 1751, 31 janeiro - termina o plano de abastecimento de água à povoação.

Dados Técnicos

Sistema estrutural autónomo.

Materiais

Cantaria e alvenaria de pedra calcária rebocada (interior do nicho); bronze (bicas).

Bibliografia

CARVALHO, Augusto da Silva, Memórias das Caldas da Raínha, Lisboa, 1932; COUTO, Matilde Tomás do, Os Chafarizes das Caldas, in Notícias das Caldas; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol. V, Lisboa, 1955.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login