Câmara Municipal das Caldas da Rainha / Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo

IPA.00003290
Portugal, Leiria, Caldas da Rainha, União das freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório
 
Câmara municipal barroca, com sala de sessões no piso nobre. Fachadas de volumes simples, animadas apenas pelos remates curvilíneos dos frontões das portas e das volutas do frontão superior da frontaria. Simetria no rasgamento dos vãos da fachada principal. O portal principal rasga-se na fachada lateral e não é assinalado por quaisquer ornatos que o distingam dos outros dois portais, simetricamente rasgados na fachada principal.
Número IPA Antigo: PT031006030007
 
Registo visualizado 1317 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Político e administrativo regional e local  Câmara municipal  Casa da câmara  

Descrição

Planta simples, retangular. Edifício prismático, de dois andares e sótão, coberto por telhado de duas águas; marcado exteriormente por cunhais, rematados por pináculos, moldura divisória dos andares e cimalha em cantaria; paramentos rebocados e pintados; fachada principal coroada por frontão redondo ladeado por volutas, com o escudo real em relevo e um relógio no tímpano; abaixo da cimalha a data de MDCCL, sobre o relógio a data de 1841; uma pequena sineira encima o frontão; fachada lateral marcada por sineira com frontão angular sobre o beirado. Fenestração - duas portas com frontão angular e duas janelas molduradas rasgam o piso térreo, janelas de sacada também molduradas, com balcões com gradeamento de ferro, o segundo andar; na fachada lateral rasga-se uma porta, idêntica às da fachada principal, além de janelas molduradas e um óculo oval. No interior uma escada saíndo de um pequeno átrio dá acesso ao andar nobre, em que se destaca a sala das sessões, de tecto em masseira.

Acessos

Praça da República; Rua Almirante Cândido dos Reis, vulgo Rua das Montras

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 29/84, DR, 1.ª série, n.º 145 de 25 junho 1984

Enquadramento

Urbano. Integrado no casario que circunda a principal praça da povoação, o antigo Rossio, para a qual deita a sua fachada principal. A fachada oriental abre para a Rua das Montras ou Rua Almirante Cândido dos Reis.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Política e administrativa: câmara municipal

Utilização Actual

Política e administrativa: junta de freguesia

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ENGENHEIRO: Manuel da Maia

Cronologia

1747 - D. João V encarrega o engenheiro militar Manuel da Maia da construção de um novo edifício para albergar os Paços do Concelho, mais digno do que aquele que até então funcionava e que foi destruído pela remodelação do Hospital termal; 1750 - conclusão das obras; 1841 - possível remodelação, assinalada no topo da frontaria.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Cantaria e alvenaria rebocada e pintada; telha cerâmica; ferro.

Bibliografia

CARVALHO, Augusto da Silva, Memórias das Caldas da Rainha, Lisboa, 1932; SERRA, João B., Introdução à história das Caldas da Raínha, Caldas da Rainha, 1991.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login