Casa de Serrazim

IPA.00000329
Portugal, Braga, Vila Verde, União das freguesias de Pico de Regalados, Gondiães e Mós
 
Casa nobre barroca, de planta rectangular composta por vários corpos, alçados de 2 pisos, tendo o principal loggia central, e capela quadrangular construída independentemente. Esta composição, bastante complexa, exemplifica claramente o carácter dinâmico e inquietante do período barroco, na estrutura da casa como na composição do jardim, embora utilize, ainda, as varandas de colunatas, características do séc. 17.
Número IPA Antigo: PT010313210030
 
Registo visualizado 457 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

É composta por 3 partes distintas: a casa, propriamente dita, a capela e o jardim. A casa é de planta rectangular, muito comprida e com 2 pisos baixos o que lhe confere um franco desenvolvimento longitudinal. A fachada principal do edifício é constituída por corpos salientes, que a dividem em 3 secções diferentes, cujas linhas de demarcação são acentuadas por pináculos. A escadaria nobre inicia-se num patamar de 3 degraus. De um só lanço, tem volutas no arranque dos corrimões. Termina num pequeno alpendre sustentado por uma coluna e pela parede do corpo saliente. Este alpendre situa-se num plano saliente relativamente a uma varanda de colunatas, que de certo modo prolonga. Duas portas com moldura de pedra simples, permitem a passagem do alpendre para o interior. Apenas uma janela quadrada, do mesmo género das portas, se interpõe entre a entrada e a comprida varanda com 2 colunas. Do lado direito, o alpendre é substituído por um plano de fachada, onde se recorta uma janela de forma quadrangular. Do lado esquerdo da escadaria, um plano de fachada de forma quadrangular, tem, ao nível do andar um brasão da família ladeado por duas janelas idênticas às restantes. No piso térreo, existe apenas uma porta baixa e muito simples. A fachada N. está totalmente ocupada por outra varanda de colunatas, com balaustres em ferro e corrimão de madeira. Sustentam-na 2 grossos pilares de pedra, muito simples. A fachada posterior, é composta, da direita para a esquerda, por 4 janelas de sacada, duas janelas e uma outra escada. O piso térreo não tem aberturas. A fachada S., a mais estreita, tem uma janela de sacada com balaustrada em ferro forjado ladeada por uma pequena abertura de formato rectangular. Nas traseiras do edifício, um muro de pedra, decorado com ameias chanfradas, separa o jardim circundante de outro maior, que se desenvolve num nível inferior. Ao fundo deste jardim ergue-se a capela de planta quadrangular, dedicada a Santa Engrácia, de pequenas dimensões, mas bem proporcionada com cobertura a duas águas. Ao centro, porta simples, encimada por cornija com frontão de aletas interrompido e pedra de armas com elmo e paquife. Ladeia-o duas janelas, também simples. remate em frontão triangular com pequeno óculo no tímpano. No vértice tem uma cruz simples e, aos lados duas pirâmides terminadas em bolas. A sacristia, adossada à capela, é de construção posterior, uma vez que foi tapada uma janela na parede que estabelece a ligação entre os dois corpos do templo. De destacar também neste conjunto um interessante espigueiro ao lado da eira, localizada numa plataforma mais elevada.

Acessos

EM 537, Lug. de Serrazim

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural isolada. Localizada a meia encosta, envolvida por terrenos agrícolas. Junto à casa, nas traseiras, corre um ribeiro.

Descrição Complementar

No interior da capela existem 2 túmulos de pedra; um deles, com a inscrição visível, ostenta a data tardia de 1919 e o nome de Teresa Carolina de Sousa Barbosa de Araújo Azevedo, descendente do fundador.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1722 - Data numa das salas de entrada assinalando provável construção da casa, por Belchior de Sousa Barbosa, descendente dos Magalhães e Meneses, senhores da Barca.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes em alvenaria de granito, cobertura em telha de barro.

Bibliografia

ABREU, Leonídio (coord.), História, Arte e Paisagem do Distrito de Braga. 1 - Concelho de Vila Verde, Braga, 1963; ALMEIDA, José António Ferreira de (coord.), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; AZEVEDO, Correia de, Monografia do Concelho de Vila Verde, 1958.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1996 - Remodelação interior e exterior de toda a casa.

Observações

Desta casa saíram algumas figuras gradas do antigo concelho de Pico Regalados. Assim ainda no séc. 18, Paulo de Sousa Barbosa era capitão-mor desta vila, sucedendo-lhe seu filho Francisco, que foi também brigadeiro na guerra peninsular. Já nos finais do séc. 19, a proprietária da casa, Teresa Carolina de Sousa Barbosa, contraiu matrimónio com o conselheiro da paz do reino Amaro Azevedo de Araújo e Gama, familiar dos viscondes da Torre, de Soutelo. Este representante de uma outra importante família nobre da região foi dos chefes locais do partido Regenerador e c. de 1900, Presidente da Câmara de Vila Verde.

Autor e Data

João Santos 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login