Ponte do Cabril

IPA.00003286
Portugal, Leiria, Pedrógão Grande, Pedrógão Grande
 
Ponte de um tabuleiro, assente em tripla arcada. Serviu certamente de modelo à ponte da Bairrada, construída sobre o Zêzere, abaixo da Barragem da Bouçã, no concelho de Figueiró dos Vinhos. A construção da barragem da Bouçã a jusante da ponte, originou a submersão dos pilares até ao arranque dos arcos, amputando a sua real grandeza.
Número IPA Antigo: PT021013020001
 
Registo visualizado 936 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária  Tipo arco

Descrição

Ponte assente em 3 arcos plenos, sendo o central de maior vão, tem tabuleiro plano e guardas laterais em cantaria, com rampas de acesso dos dois lados. Os pilares em que assentam os arcos estão hoje tapados pela subida da água no Zêzere ao ser criada a barragem da Bouçã; sob a arcada central, com 22 m. de vão, passava o Rio Zêzere, servindo os arcos laterais de vazão às àguas das cheias. Tem 72 m. de comprimento e 26 m. de alto.

Acessos

Antiga estrada que ligava o concelho de Pedrógão Grande ao de Pedrógão Pequeno, atravessando o Rio Zêzere

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto de 16-06-1910, DG n.º 136 de 23 junho 1910

Enquadramento

Rural. isolado, sobre a albufeira da Bouçã, entre a barragem do Cabril e a ponte nova do Cabril. A ponte lançada sobre um apertado vale em V, de margens pedregososas de granito, destaca-se na luxuriante paisagem serrana.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 16, final / séc. 17, inícios - Segundo a tradição a ponte foi construída pelos reis filipinos, substituíndo uma ponte romana existente nas proximidades; 1910, 16 junho - decreto classifica a ponte erradamente com a designação de "Fonte do Cabril"; 1982, 26 fevereiro - Decreto n.º 28/82, DR, 1.ª série, n.º 47, esclarece que a designação é "Ponte do Cabril".

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Cantaria de granito.

Bibliografia

Guia de Portugal, Vol. II, Lisboa, 1927; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol. V, Lisboa, 1955.; RIBEIRO, Aníbal Soares, Pontes Antigas Classificadas, MEPAT- JAE, 1998; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70408 [consultado em 20 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID; DREMC

Documentação Administrativa

DGEMN: DSID; DREMC

Intervenção Realizada

DGEMN: 1984 - obras de beneficiação.

Observações

1975 - indicação de que algumas das pedras foram retiradas em actos de vandalismo; 1977 - parte da estrada abateu, impossibilitando o acesso à ponte

Autor e Data

Isabel Mendonça 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login