Igreja Paroquial de Pilar da Bretanha / Igreja de Nossa Senhora do Pilar

IPA.00032692
Portugal, Ilha de São Miguel (Açores), Ponta Delgada, Pilar da Bretanha
 
Arquitetura religiosa, oitocentista. Igreja paroquial.
Número IPA Antigo: PT072103240079
 
Registo visualizado 1027 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta retangular composta por nave, capela-mor e vários corpos adossados, de volumes escalonados com coberturas em telhados de duas águas. Fachada principal virada a O..

Acessos

Ilha de São Miguel, Rua do Pilar

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, inserido em adro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Angra)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1527 - surge pela primeira vez a designação de "Bretanha"; séc. 17 - os moradores do João Bom assistiam à celebração da Santa Missa e recebiam os sacramento e ensinamentos (batismo, catequese, casamentos, funerais) na Igreja da Freguesia de Mosteiros; 1674, 19 outubro - considerando a grande distância entre João Bom e Mosteiros, o Bispo D. Frei Lourenço de Castro determina, por Alvará, que os fregueses de João Bom ficassem aos cuidados espirituais da Bretanha; 1680 - o Capitão Sebastião Álvares de Benevides e a sua mulher, Ana de Araújo, moradores na Grota do João Bom, oferecem um terreno e mandam construir uma ermida no lugar onde hoje se encontra a Igreja de Nossa Senhora do Pilar; posteriormente, é ampliada e reconstruída; 1699, 07 junho - a paróquia é elevada à categoria de curato, sufragâneo de Nossa Senhora da Ajuda; 1800, cerca - só nesta data se erguem os altares de Santo António e São José; 1852, 16 abril - um grande tremor de terra, a que se sucederam outros em anos subsequentes, arruinam completamente a ermida; construção da igreja; 1862 - data na fachada da Igreja, revelando a data da sua feitura; 1949 - criação do concelho de Ponta Delgada, integrando a Bretanha, desanexada do Vila Franca do Campo; 2005 - a Bretanha deixou de existir como freguesia, originando assim a criação de duas freguesias denominadas de Ajuda da Bretanha e Pilar da Bretanha, conforme o Decreto-lei, aprovado a 12 de junho de 2002, na Assembleia Regional dos Açores.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra basáltica; cobertura de telha.

Bibliografia

http://almanaque.nosacores.net/bretanha-pontadelgada, [consultado em outubro 2011); http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_Nossa_Senhora_do_Pilar_(Pilar_da_Bretanha), (consultado em outubro 2011); http://www.scribd.com/doc/62812243/Pilar-Bretanha [consultado em 2013]; MENDES, Hélder Fonseca (dir.) - Igrejas paroquiais dos Açores. Angra do Heroísmo: Boletim Eclesiástico dos Açores, 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - Segundo o Padre Herculano de Medeiros a denominação do local advém da fixação de bretões, vindos do seu país entre 1515 e 1527, devido a "acontecimentos anormais por motivos políticos".

Autor e Data

Paula Noé 2012

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login