Casa dos Lobos Machados / Associação Comercial e Industrial de Guimarães

IPA.00000326
Portugal, Braga, Guimarães, União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
 
Casa nobre rococó, de planta rectangular, com fachada principal percorrida por embasamento de cantaria, pilastras nos cunhais, três pisos, o piso nobre terminada em duplo cornija recortada, alteado no eixo central e o último piso termina em friso e cornija, sendo rasgada regularmente por vãos sobrepostos, portal, janelas de peitoril e janelas de sacada, com molduras graníticas recortadas; o eixo central com portal de verga recortada, sobreposto por janela de sacada, encimada espaldar recortado por cornija volutada e brasão de família. As janelas do piso térreo têm verga recortada encimada por espaldar e cornija; as do piso nobre são encimadas por frontão interrompido semicircular com fragmentos de cornija curva; as do último piso, são de verga recta. No interior, a casa apresenta vestíbulo com escada de tiro de acesso ao piso nobre, é interiormente iluminada pelos vãos laterais e axial. Constitui um exemplo paradigmático do novo tipo de casa-nobre urbana, implantado em lote de pequena dimensão com desenvolvimento em altura, em que se destacando o frontispício profusamente decorado, numa linguagem rocaille.
Número IPA Antigo: PT010308600037
 
Registo visualizado 771 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Planta rectangular com cobertura de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, com pilastras toscanas nos cunhais, de três pisos, terminada em friso e cornija. Fachada principal virada a N., rasgada por vãos sobrepostos, com molduras graníticas que se moldam aos recortes. Piso térreo rasgado por portal, de verga abatida, recortada, com orelhas, e encimada centralmente por elementos fitomórficos, terminado em cornija contracurvada, é ladeado por quatro janelas de peitoril, decoradas com concheado na parte superior da moldura. No piso intermédio, sobrepõem-se cinco janelas de sacada, suspensas por mísulas volutadas, com guarda em ferro forjado, e remates diferentes, sendo a central mais proeminente, e encimada por dupla cornija recortada, ornada com elementos fitomórficos que enquadram brasão de família, as que ladeiam o portal são encimadas por frontão curvo interrompido decorada com fragmentos de cornija e concheados, as duas janelas das extremidades, apresentam frontão contracurvado, alteado, decorado centralmente por concheado, o piso termina com dupla cornija contracurvada, alteada ao centro. O piso superior, é rasgado por quatro janelas que se adaptam ao alteamento central da cornija, por isso, as dos extremos têm maior dimensão, e as centrais mais pequenas, são janelas de sacada com guarda em ferro fundido. Fachada posterior de quatros pisos, rasgada por vãos de verga recta. INTERIOR com acesso para um grande vestíbulo, com pavimento em lajeado granítico, no qual surge adossado à parede do lado direito, uma escada de cantaria com coluna de arranque volutada, de acesso ao salão nobre com tecto de estuque decorado com motivos geométricos.

Acessos

São Paio, Rua da Rainha D. Maria II

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 129/77, DR, 1.ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977 / Incluído na Zona Especial de Proteção do Núcleo Urbano da Cidade de Guimarães (v. PT010308340101)

Enquadramento

Urbano, flanqueado, formando frente de rua, com implantação harmoniosa na malha urbana do centro histórico da cidade. A poucos metros de distância, erguem-se a Igreja da Misericórdia (v. PT010308040034), a Capela do Anjo da Guarda e São Crispim (v. PT010308340127), a Albergaria de São Crispim (v. PT010308340125), e o Tribunal da Relação (v. PT010308340126).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Política e administrativa: sede de associação

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIROS: Amaro Farto e Vicente Carvalho (1754).

Cronologia

1754/1757 - Construção da frontaria para o edifício pré-existente; 1865 - fundação da Associação Comercial e Industrial de Guimarães por empresários vimaranenses dos sectores do comércio, indústria, serviços e turismo; 1977, 29 Setembro - classificação como Imóvel de Interesse Público, segundo o Dec. Nº 129/77, DR 226; 2005/2006 - as obras de remodelação do primeiro piso e construção de cave para sala multifunções, com auditório, ficam condicionadas devido a achados arqueológicos no logradouro; durante as escavações arqueológicas feitas no logradouro são postos a descoberto muros dos sécs. 15, 16 e 18, poços de água, silos medievais com cerâmica dos séc. 13 e 14, francesa decorada e vidrada e nacional do tipo Nossa Senhora do Leite, foram igualmente encontradas moedas dos reinados de D. Afonso V e D. Sebastião; as escavações são coordenadas pelo arqueólogo Francisco Faure, em colaboração da Câmara Municipal de Guimarães e do Museu Alberto Sampaio.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada de branco; embasamento, frisos, cornijas, molduras dos vãos, brasão e outros elementos em cantaria de granito; pavimento em lajes de granito e em soalho; vidros simples; grades e guardas em ferro forjado; portas e caixilharia de madeira pintada; algerozes metálicos; cobertura de telha.

Bibliografia

MONTEIRO, Ana Francisca, Comerciantes de Guimarães sem fundos para obras na sede, in Público, Porto, 4 Abril 2006, p. 48; LIMA, Aurora do Céu, Sede do futuro, com mostras do passado, in Diário de Guimarães, 7 Abril 2006, p. 5; MACHADO, Isabel, Escavações arqueológicas aumentam custos e atrasam fim das obras, in O Povo de Guimarães, 17 Abril 2006, p. 10; LEMOS, Rui, Achados arqueológicos fazem derrapar obras da ACIG, Diário do Minho, 22 Agosto 2006, p. 10; www.csarmento.uminho.pt, 15 Junho 2009; AFONSO, José Ferrão, FERRÃO, Bernardo, Edificações do Centro Histórico e sua envolvente com interesse patrimonial, in www.cm-guimaraes.pt, 15 Junho 2009; OLIVEIRA, Eduardo Pires - "André Soares em Guimarães". Revista Monumentos. Lisboa: Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, outubro 2013, nº 33, pp. 66-73 (e-book).

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Arquivo Municipal Alberto Pimenta, M.C. 124, Tombo de São Domingos, fls 186

Intervenção Realizada

1993 - Reparação da cobertura; ACIG: 2005 / 2006 - obras de remodelação para rebaixamento do primeiro piso e construção de cave; 2005, Setembro - início de escavações arqueológicas no logradouro.

Observações

Autor e Data

Isabel Sereno e João Santos 1994

Actualização

Sónia Basto 2009
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login