Igreja Paroquial de Barreira / Igreja do Santíssimo Salvador

IPA.00003252
Portugal, Leiria, Leiria, União das freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes
 
Arquitectura religiosa, setecentista. Igreja paroquial de nave única e capela-mor, torre sineira. Tem por orago o Santíssimo Salvador. Destaca-se o portal decorado, tendo por cima, uma imagem do Salvador. No interior da Igreja, os tectos são em abóbada estucada. Possui dois altares laterais e dois colaterais.
Número IPA Antigo: PT021009050029
 
Registo visualizado 331 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor, camarim, torre sineira e dependências paroquiais; volumes dispostos na horizontalidade; cobertura em telhado diferenciado de 2 águas, prolongando-se em aba corrida sobre as dependências paroquiais; a domo no coruchéu. Frontespício orientado a E. com pano delimitado por cunhais de cantaria com portal de frontão curvo com nicho contendo imagem de vulto do Salvador, a cuja altura se abrem 2 janelões gradeados; remate em empena triangular de cornija saliente com janelão no tímpano. Torre aberta nas 4 faces por sineiras em arco alteado, sobrepujado por coruchéu de ângulos quebrados flanqueado por pináculos. Fachada N.: corpos da nave, capela-mor e camarim, de empena recta, dispostos a nível decrescente e reentrante, abertos por 2 janelas. Fachada O.: pano único em empena triangular aberto por pequeno olho-de-boi. Fachada S.: resalto do corpo das dependências paroquiais, aberto nos 2 pisos por janelas de moldura recta, com pequeno alpendre e escada de acesso de 1 lanço; portal encimado por 2 janelas acede a 2 portas laterais da nave. INTERIOR: coro-alto de balaustrada abre para nave única de pavimento em tacos de madeira e mármore; silhar de azulejos a cuja altura se elevam os altares laterais e colaterais, de colunas estriadas e frontão interrompido com resplendor; cobertura em tecto abobadado de caixotões estucados, representando o central o Salvador. Arco triunfal pleno acede a capela-mor abobadada de altar com colunas pseudosalomónicas sustentadas por atlantes, que enquadram camarim com trono. Iluminação feita por janelas do coro-alto, nave e capela-mor.

Acessos

Estrada principal, na Rua do Santissimo Sacramento

Protecção

Enquadramento

Urbano; isolado por pequeno adro calcetado e murado; situa-se junto à estrada principal ao lado da casa-solar dos viscondes da Barreira (v. PT021009050085), cujos jardins confinam com a parte posterior do edifício.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Leiria - Fátima)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - data provável da construção da igreja; 1738 - data na verga do portal de acesso ao coro-alto; 1995, 04 setembro - o edifício surge proposto como Valor Concelhio pelo PDM de Leiria, DR n.º 204.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Alvenaria e cantaria; madeira; mármore; telha; estuque; azulejos; talha.

Bibliografia

BELLO, Mark e MACHADO, Carlos de Sousa, Leiria e o seu Distrito, Secretariado Nacional de Informação; SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, vol. V, Lisboa,1955.

Documentação Gráfica

CMLeiria, carta topográfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1998 - obras de recuperação estrutural e rebocos.

Observações

Autor e Data

Lurdes Perdigão 1998

Actualização

Cecília Matias 2007
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login