Cemitério Protestante e Capela Morrison

IPA.00032348
China, Macau RAE, Macau, Macau
 
Arquitetura funerária, oitocentista. O cemitério protestante com capela constituindo importante legado histórico da primeira comunidade protestante na cidade e do período anterior à ocupação inglesa de Hong-Kong, atestando a diversidade da sociedade de Macau. A capela destinava-se a servir a pequena minoria protestante em Macau.
Número IPA Antigo: CN931901000051
 
Registo visualizado 244 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Funerário  Cemitério    

Descrição

O cemitério ocupa uma área de aproximadamente 2.800 m², encerrando 162 túmulos, incluindo o de Robert Morrison, organizando-se em dois níveis, um superior e outro inferior. O primeiro nível, com 30 m de comprimento por 10 m de largura, contém quarenta túmulos, cercados por árvores imponentes, referindo-se, a título de exemplo, o do artista inglês George Chinnery (1774-1852), entre outras figuras proeminentes da época, incluindo vários oficiais da Companhia Inglesa das Índias Orientais e protestantes americanos e ingleses. O segundo nível, com 60 por 30 m, está rodeado por árvores altas e apresenta as restantes pedras tumulares de ambos os lados, com um espaçoso corredor de acesso ao centro. As lápides são geralmente de granito e diferem no tamanho, estilo e desenho. No cemitério estão sepultados vários oficiais da Companhia Inglesa das Índias Orientais e famosos protestantes americanos e ingleses. Capela Morrison com planta retangular e cobertura homogénea em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas, percorridas por embasamento e terminadas em cornija. Apresenta fachada principal terminada em empena, de cunhais horizontalizados, rasgada por eixo de vãos, composto por portal em arco de volta perfeita, sublinhado por cornija assente em falsas pilastras, e por janelão com a mesma modinatura, desenvolvendo-se ao nível dos capitéis friso horizontal que corta a fachada. Fachadas laterais com contrafortes escalonados nos cunhais e terminadas em platibanda plena, rematada em cornija, no intervalo dos quais se abrem amplas janelas em arco de volta perfeita. INTERIOR de espaço único, com pavimento cerâmico formando losângo, paredes rebocadas e pintadas, e teto de madeira de duas águas sobre travejamento. As janelas possuem vitrais, um dos quais contém a imagem de uma Bíblia aberta, com a inscrição em caracteres chineses: "No princípio era o verbo". Na parede testeira surge o altar ladeado pelas imagens de James B. Endicott, um comerciante americano sepultado em Oong Kong, e de Henry Davies Margesson, que morreu afogado ao largo de Yokohama quando regressava a Inglaterra depois de ter estado 23 anos na China. Ao centro abre-se nicho, em arco de volta perfeita, com vitrais policromos, formando cruz central.

Acessos

Praça Luís de Camões

Protecção

CHM, DR nº 34/76/M, 07 agosto 1976 (Boletim Oficial de Macau n.º 32); CHM DR nº 52/77/M, 31 dezembro 1977 (Alterações ao DR nº 34/76/M, 07 agosto 1976); SC, DR nº 56/84/M, 30 junho 1984; Incluído no Núcleo urbano da cidade de Macau / Centro histórico de Macau (v. IPA.00034933)

Enquadramento

Urbano, isolado, delimitado por alto muro, com acesso por portal de verga reta, ladeada por pilastras, coroado por platibanda com balaústres, pintados de verde, acrotérios, no alinhamento das pilastras, coroados por cruz, e cartela central com a inscrição: "PROTESTANT CHURCH / AND / OLD CEMETERY / (EAST INDIA COMPANY 1814)". Nas imediações, ergue-se a Casa Garden (v. IPA.00007972).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: cemitério

Utilização Actual

Funerária: cemitério

Propriedade

Privada

Afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1821 - Construção da Capela Protestante, juntamente com o cemitério; data do primeiro sepultamento no cemitério, da esposa de Robert Morrison; 1976, 07 agosto - Conjunto urbanístico representativo de antigos povos ou épocas da História de Macau, DR nº 34/76/M, (Boletim Oficial de Macau n.º 32); 1977, 31 dezembro - Conjunto urbanístico representativo de antigos povos ou épocas da História de Macau DR nº 52/77/M, (Alterações ao D R nº 34/76/M, 7 Agosto 1976); 1984, 30 junho - Sítio Classificado, DR nº 56/84/M; 2005, 15 julho - Incluído no Centro Histórico de Macau inscrito como Património Mundial, UNESCO.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes na capela.

Materiais

Lápides funerária predominantemente em granito; Capela com estrutura rebocada e pintada; pavimento cerâmico; vitrais policromos; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO. *1 - A capela é mais conhecida por "Capela Morrison", em homenagem a Robert Morrison (1782-1834), escocês e o primeiro missionário protestante na China. Durante vinte e cinco anos de trabalho, traduziu a Bíblia para a língua chinesa e baptizou dez crentes chineses. Morrison cooperou com missionários contemporâneos como Walter Henry Medhurst e William Milne (tipógrafos), Samuel Dyer (sogro de Hudson Taylor), Karl Gutzlaff (linguista Prussiano), e Peter Parker (primeiro médico missionário na China). Serviu por 27 anos na China com licença de residência pela Inglaterra. Os esforços Missionários na China estavam restritos a Cantão (Guangzhou) e Macau nesse período. Os esforços missionários na China estavam restritos a Cantão (Guangzhou) e Macau nesse período. Eles se concentraram na distribuição de literatura entre os membros da classe mercantil, convertendo alguns, e lançou as bases para um trabalho mais educativo e de saúde que teria impacto significativo sobre a cultura e a história da nação chinesa. Um episódio curioso ocorreu 'antes de embarcar', o capitão do Navio, questiona-o se achava capaz de mudar o pensamento e práticas religiosas dos chineses, um povo tão agarrado às suas raízes, respondeu: "Não senhor, mas espero que Deus o fara"

Autor e Data

Manuel Freitas (Contribuinte externo) 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login