Capela da Senhora da Peneda / Capela de Santo Amaro

IPA.00032338
Portugal, Viana do Castelo, Caminha, Vilar de Mouros
 
Arquitectura religiosa, oitocentista. Capela de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, interiormente com iluminação axial. Fachadas rebocadas e pintadas, com cunhais apilastrados coroados por fogaréus ou pináculos. A fachada principal termina em empena recortada, sublinhada por cornija telhada, e é rasgada por portal de verga abatida encimada por friso e cornija, amplo vão oval e dois óculos ovais laterais.
Número IPA Antigo: PT011602180140
 
Registo visualizado 370 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta de nave e capela-mor, mais estreita e da mesma altura, com coberturas em telhados de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com cunhais apilastrados, os frontais coroados por fogaréus e os posteriors por pináculos piramidais com bola. Fachada principal virada a NO., terminada em empena recortada, sublinhada por friso e, no topo, por cornija contracurvada telhada, coroada por cruz latina com chanfro, sobre acrotério. É rasgada por portal de verga abatida com moldura de fecho relevado encimado por motive fitomórfico, envolvida por uma outra moldura encimada por friso e cornija recta; superiormente abre-se óculo oval moldurado, encimado por elemento de cantaria tipo lágrima, inscrito, e, lateralmente, dois óculos ovais moldurados e gradeados. Fachadas laterais terminadas em friso e cornija, sendo a esquerda cega e a direita rasgada por porta travessa de verga recta encimada por cornija.

Acessos

Estrada Municipal 517-1, Largo do Casal. WGS84 (graus decimais) lat.: 41,887216, long.: -8,788567

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, inserido em plataforma formando adro junto à Estrada Municipal, delimitado por muro rebocado, pintado de branco e capeado a cantaria, frontalmente encimado por altos pináculos piramidais sobre acrotério e bolas. Situa-se em terreno aluvial, próximo ao rio rio Coura, sujeito a frequentes inundações. A cerca de 100 m, ergue-se a sudeste a ponte de Vilar de Mouros (v. PT011602180005).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - época provável de construção da capela.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; embasamento, pilastras, frisos, cornijas, pináculos, fogaréus, molduras dos vãos e sineira em cantaria de granito; porta de madeira; grades de ferro; vidros simples; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - Tem sido restaurada regularmente.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

José A. Gavinha 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login