Parque Mineiro da Cova dos Mouros

IPA.00032268
Portugal, Faro, Alcoutim, Vaqueiros
 
Minas com actividade documentada por vestígios que vão desde o Calcolítico à Época romana. O Parque é constituído por duas antigas minas de cobre, Caeira e Ferrarias, que se localizam no sector sul da Faixa Piritosa Ibérica, conhecida pela sua riqueza em sulfuretos maciços vulcanogénicos (vulgo pirites); esta província metalogenética forma um arco com uma extensão de 250 km de comprimento e 30 a 60 km de largura, que abrange parte do Alentejo, do Algarve e da Andaluzia.
Número IPA Antigo: PT050802050020
 
Registo visualizado 72 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Extração, produção e transformação  Mina    

Descrição

Acessos

EM 506, A N. de Vaqueiros e a S. da Ribeira da Foupana.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, perto da Ribeira da Foupana, nas proximidades do povoado Calcolítico de Santa Justa, a pouco mais de 20 km dum antigo porto de embarque em Alcoutim. Predominam o montado de azinheira, povoamentos de pinheiros e pequenas manchas de amendoeiras, alfarrobeiras, laranjeiras e figueiras. Em termos de fauna podemos encontrar, entre outros, a Raposa, o Saca-rabo, a Gineta, a Doninha, o Texugo, o Javali e a Lontra e uma comunidade de Morcegos de Ferradura-pequena; no que toca a avifauna destaque para a Cotovia Montesina (Galerdia thekla), o Picanço Barreteiro (Lanius senator), o Melro Azul (Monticola solitarius), o Chasco Ruivo (Oenanthe hispanica).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: mina

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Afectação

Época Construção

Calcolítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Calcolítico - início da exploração mineira; Idade do ferro - Época romana - actividade mineira; séc. 19 - trabalhos de pesquisa.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Guadiana Parque, S.A., coord., Guia didactico Parque Mineiro Cova dos Mouros; Matos, J.; Rosa C., Estudo geológico-mineiro da Mina de Ferrarias (Vaqueiros - Alcoutim), actual Parque Mineiro Cova dos Mouros in X Congresso do Algarve, Racal Clube, 1999, pp. 877-888; Matos, J.; Rosa C. e Issler, C., Reabertura da velha mina de cobre de Ferrarias. Modelo de intervenção narecuperação geoambiental e aproveitamento turístico - Parque Mineiro Cova dos Mouros in Simpósio Sistemas de Informação Geográfica e Geológica de Base Regional, Beja, 1999, pp. 5.3-5.14; Idem, Projecto de Apoio Técnico ao Parque Mineiro Cova dos Mouros, Rel. interno, 1999, IGM 52; IDEM, Sondagens SD.CM1 e SD.CM2 - Sector de Ferrarias (Vaqueiros), Região de Alcoutim,Faixa Piritosa Ibérica, Rel. interno, 1999, IGM 24; http://minacovamouros.sitepac.pt.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login