Fonte de Mergulho de Espinhosela

IPA.00032263
Portugal, Bragança, Bragança, Espinhosela
 
Arquitectura infraestrutural, oitocentista. Fonte de mergulho constituída por caixa de água de planta quadrada, com cobertura plana em lajes de granito, que criam remate em cornija, rasgando-se na face frontal arco de volta perfeita, interiormente com tanque quadrangular ocupando todo o interior e coberto por abóbada de berço.
Número IPA Antigo: PT010402130417
 
Registo visualizado 54 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo mergulho

Descrição

Fonte constituída por caixa de água de planta quadrada, com estrutura em alvenaria e cantaria de granito, com cobertura plana formada por várias lajes, encimada por elemento piramidal, em cantaria. Face frontal virada a S., rasgada por vão em arco de volta perfeita e rematada em cornija composta pelas lajes da cobertura, remate que se repete em todas as outras faces, constituídas por alvenaria de granito. INTERIOR de planta quadrada, em lajes de pedra, com cobertura em abóbada de berço. Um tanque quadrangular ocupa todo o interior. Em frente encontra-se um amplo tanque rectangular em cantaria de granito, quase rente ao chão e com largos bordos em cimento, inclinados; é alimentado com água da fonte por meio de longa caleira de cantaria, rasgada ao nível do pavimento, entrando no tanque a nível subterrâneo. Na face S. do tanque o bordo apresenta-se cortado para saída dos sobejos de água para os terrenos.

Acessos

EN 103

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, isolado, no exterior da aldeia e a SE. da mesma, junto a uma estrada que liga Gondesende a Espinhosela. A fonte situa-se em plataforma de planta irregular, rebaixada em relação aos campos circundantes e ao caminho que lhe dá acesso, delimitada por muro de xisto. A plataforma, com pavimento de terra em declive, é acedida por vários degraus. A fonte encontra-se parcialmente coberta de vegetação.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - época provável de construção da fonte; séc. 20 - construção do tanque.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; cimento nas juntas da fonte e bordo do tanque.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Manuel Apóstolo 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login