Fonte de Mergulho e Lavadouro de Fontes de Transbaceiro

IPA.00032261
Portugal, Bragança, Bragança, Parâmio
 
Fonte de mergulho oitocentista, constituída por caixa de água de planta quadrangular, em estrutura de cantaria de granito, com cobertura curva, frontalmente com arco em asa de cesto e interiormente com tanque ocupando todo o espaço. Lavadouro público construído no séc. 20, de planta rectangular, constituído por dez pilares assentes sobre muro, com acesso frontal e posterior, interiormente com oito tanques de lavagem, seccionados por muro. A cobertura interior da fonte apresenta-se em abóbada de berço irregular e com vestígios de policromia. Em frente, e interligada ao tanque, possui caleira para distribuição da água aos campos.
Número IPA Antigo: PT010402290416
 
Registo visualizado 49 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo mergulho

Descrição

FONTE constituída por caixa de água de planta quadrangular, com estrutura em cantaria de granito e cobertura curva. A face frontal, virada a SO., possui arco em asa de cesto, assente sobre cornijas, as quais percorrem as restantes faces, compostas por cantaria de granito, e sobre a qual arranca a cobertura. Face posterior em empena curva acompanhando o perfil da cobertura. O INTERIOR é de planta quadrangular, em cantaria de granito, com cobertura em abóbada de berço, irregular e com vestígios de policromia. Um tanque quadrangular ocupa todo o interior. Em frente da fonte e interligada ao tanque da mesma, existe caleira, ao nível do pavimento, em cantaria de granito, para distribuição de água aos campos de cultivo. LAVADOURO público de planta retangular e massa simples, com cobertura em telhado de quatro águas, sobre travejamento de madeira à vista. Fachadas compostas por muro, rebocado e pintado de branco, com faixa ressaltada e capeamento, encimados por dez pilares com falsos capitéis, onde assenta o travejamento da cobertura. Fachadas viradas a S. e a N. com abertura central. INTERIOR seccionado em dois por muro central, com orientação E. - O., ao redor do qual surgem, de cada lado, quatro tanques de lavagem em cimento com amplos lavadouros. Pavimento em cimento formando quadrícula.

Acessos

Lugar de Fontes de Transbaceiro, Bairro da Costa

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, no interior da povoação, junto ao principal eixo de circulação e estruturante da mesma, com orientação E. - O., ao longo da qual se erguem as construções, enquadradas por campos de cultivo. Junto ao lavadouro forma-se pequeno largo, pavimentado a paralelos, erguendo-se frontalmente, numa plataforma inferior, igualmente pavimentada a paralelos, acedida por vários degraus, a fonte de mergulho. Nas imediações, ergue-se a SE. a Igreja Paroquial de Fontes (v. PT010402290174).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz / Saúde: lavadouro público

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 19 - época provável da construção da fonte; séc. 20 - construção do lavadouro.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura da fonte em cantaria de granito; cimento nas juntas; estrutura do lavadouro em tijolo de barro, rebocado e pintado; pavimento em cimento; tanques lavadouros em cimento; estrutura de suporte da cobertura em madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Manuel Apóstolo 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login