Fonte de Mergulho de Vilarinho da Cova da Lua

IPA.00032260
Portugal, Bragança, Bragança, Espinhosela
 
Arquitectura infraestrutural, oitocentista. Fonte de mergulho constituída por caixa de água de planta rectangular, com estrutura em cantaria de granito, cobertura curva, frontalmente rasgada por vão em arco abatido e interiormente com tanque ocupando todo o espaço, coberto por abóbada de berço abatido. Em frente possui amplo tanque retangular, comunicando com a fonte por caleira.
Número IPA Antigo: PT010402130418
 
Registo visualizado 58 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo mergulho

Descrição

Fonte constituída por caixa de água de planta rectangular, com estrutura em cantaria de granito e cobertura curva, formada por várias lajes. Face frontal, virada a SO., com vão em arco abatido, formado pelos silhares que compõem a cobertura, terminado em cornija e fecho inscrito com a data de 1813, assente em pilastras. As restantes faces são compostas por lajes de granito, terminadas em cornija recta, sobre a qual assenta a cobertura; a face posterior apresenta-se em empena abatida, acompanhando a curvatura da cobertura, possuindo adossado paralelepípedo de granito, que se deverá ligar à fonte de abastecimento de água. INTERIOR de planta rectangular, em lajes de pedra, com cobertura em abóbada de berço abatida sobre friso. Da parede do fundo sai longo tubo metálico que verte a água para o tanque rectangular que ocupa todo o interior. Em frente encontra-se um amplo tanque retangular, mais largo que a fonte, em cantaria de granito, com bordos planos, reforçados por gatos de ferro; este comunica com a fonte por uma caleira alta, em cantaria de granito.

Acessos

Lugar de Vilarinho da Cova da Lua, Largo do Riqueiro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, no interior da povoação, junto a uma das vias de circulação, integrado num pequeno largo, pavimentado a paralelos e adaptado ao declive do terreno. Encontra-se rodeado de construções vernaculares.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1813 - data inscrita no fecho do arco assinalando a sua construção41,.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de cantaria de granito; cimento nas juntas; gatos em ferro; tubo metálico.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1999 - obras de beneficiação da fonte.

Observações

Autor e Data

Manuel Apóstolo 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login