Fonte de Mergulho de Chacim

IPA.00032257
Portugal, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Chacim
 
Arquitectura infraestrutural, oitocentista. Fonte de mergulho constituída por caixa de água de planta rectangular, com estrutura encoberta por muro, terminada em empena rematada em cornija, rasgada por vão em arco de volta perfeita, interiormente com tanque ocupando todo o espaço, coberto por abóbada de berço.
Número IPA Antigo: PT010405090154
 
Registo visualizado 65 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo mergulho

Descrição

Fonte constituída por caixa de água de planta rectangular, com estrutura em cantaria de granito e alvenaria de xisto, parcialmente encoberta por muro de alvenaria de xisto de contorno côncavo. Face frontal virada a S., ligeiramente avançada, terminada em empena facetada, rematada em cornija, rasgada por vão em arco de volta perfeita, em cantaria de granito, assente sobre os pés direitos, com cartela relevada inscrita com a data de 1897 sobre o fecho. INTERIOR de planta rectangular, construído em alvenaria de xisto e granito rebocada, tendo nas faces laterais cornijas de granito na base do arranque da cobertura, que é em abóbada de berço. Um tanque rectangular ocupa todo o interior.

Acessos

Bairrinho

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, no interior da aldeia, integrado num muro sustentador de terras em alvenaria de xisto, junto à margem esquerda da Ribeira de Chacim, directamente acedido por ponte de betão, com guardas em ferros tubulares, sobre a mesma. A fonte implanta-se em plano rebaixado, possuindo espaço rectangular frontal delimitado da ribeira por muro de pedra, precedido por vários degraus. A O. ergue-se o Real Filatório de Chacim (v. PT010405090022) e a S., numa cota muito mais elevada, a Igreja Paroquial (v. PT010405090023).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1897 - data inscrita em cartela sobre o arco assinalando a construção da fonte.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de granito e xisto, argamassa, cantaria de granito.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Manuel Apóstolo 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login