Casa-Museu João de Deus

IPA.00032148
Portugal, Faro, Silves, São Bartolomeu de Messines
 
Casa de habitação corrente, oitocentista, disposta em três pisos, adaptada a casa-museu na última década do Séc. 20, recriando o ambiente no qual o poeta João de Deus passou a sua adolescência.
Número IPA Antigo: PT050813050066
 
Registo visualizado 252 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular, simples, disposta em três pisos. Massa disposta na vertical com cobertura diferenciada em telhados de 4 águas. Fachadas de alvenaria pintada de branco, molduras de vãos de alvenaria, pintadas de cor castanho-avermelhado. Fachada principal a sul, de pano único delimitado por cunhais em perpianho e remate recto em cornija e beirado; três registos conferidos pela fenestração: no inferior porta axial, no intermédio duas janelas quadradas, em casa um dos extremos, no superior, duas janelas idênticas e axiais às interiores ladeando janela de sacada com varandim de ferro. Caixilharias de madeira escura, envernizada. INTERIOR: pavimentos de madeira e cerâmicos tectos de madeira de masseira ou planos; paredes pintadas de branco; nas janelas portadas de madeira; arco de acesso ao 2.º piso decorado por pintura mural a escaiola imitando mármore.

Acessos

Rua Dr. Francisco Neto Cabrita n º1, Largo da Igreja

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 27/2010, de 09 março 2010

Enquadramento

Urbano, adossado, em pleno centro da vila, virada à fachada lateral norte da Igreja Matriz (v. IPA.00002851). Fachada principal dando para via aberta ao trânsito, tendo passeio como elemento separador.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu / Cultural e recreativa: biblioteca / Cultural e recreativa: hemeroteca

Propriedade

Privada: associação

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Mário Varela (projecto de adaptação a museu, Séc. 20)

Cronologia

1830, 8 de Março - nasce na vila João de Deus de Nogueira Ramos; 1840, c. de - João de Deus passa a sua adolescência no imóvel; 1896, 11 de Janeiro - falecimento do poeta em Lisboa; 1997, 25 de Outubro - inauguração do museu após obras de adaptação sob projecto do arquitecto Mário Varela, patrocinadas pela Associação de Jardins Escolas João de Deus e com o apoio da autarquia; execução pintura mural a escaiola arco de acesso ao 2.º piso; 2009, 20 maio - Deliberação camarária determinando a abertura de classificação como IIM - Imóvel de Interesse Municipal; 2009, 09 outubro - Proposta da CM de Silves para a classificação como IIP - Imóvel de Interesse Público; 2009, 24 novembro - Proposta de encerramento da classificação pela DRCAlgarve, por não ter valor nacional; 2009, 07 dezembro - Despacho de encerramento da classificação pelo Diretor do IGESPAR; 2010, 03 março - Deliberação camarária determinando a abertura de classificação como IIM - Imóvel de Interesse Municipal.

Dados Técnicos

Materiais

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMSives - Serviço de Conservação e Restauro: 2016 - restauro arco de acesso ao 2.º piso incluindo limpeza química e mecânica, dessalinização, preenchimentos ao nível da camada de preparação, reintegração cromática e aplicação da camada de proteção.

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Rosário Gordalina 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login