Monumento aos Combatentes da Grande Guerra em Bragança

IPA.00032073
Portugal, Bragança, Bragança, União das freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo
 
Arquitectura comemorativa, do séc. 20. Monumento aos Combatentes da Grande Guerra, em cantaria de granito, composto por plataforma quadrangular e escalonada, de três degraus, onde assenta plinto paralelepipédico rematado em cornija e obelisco tronco-piramidal, com elementos heráldicos e lápides alusivas à sua construção e aos Bragantinos mortos em combate.
Número IPA Antigo: PT010402420410
 
Registo visualizado 40 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Comemorativo  Monumento comemorativo  Monumento aos Combatentes da Grande Guerra  

Descrição

Plataforma de planta quadrada, composta por três degraus escalonados, o inferior adaptado ao declive do terreno, de arestas vivas, encimado por plinto paralelepipédico, marcando base e cornija no remate. O soco possui as quatro faces semelhantes, estruturadas por almofadas em três falsos eixos e falsos registos, apresentando nos ângulos almofadas quadrangulares relevadas e nos extremos do eixo central almofadas côncavas sobrepostas por palmas em bronze. Na face virada a N. possui no eixo central a almofada superior e inferior inscrita e, ao centro, as armas da cidade de Bragança, em bronze, com as insígnias da Torre Espada de Valor, Lealdade e Mérito; sobre a plataforma dispõe-se encostada ao plinto coroa de louros, em bronze. Na face S., surge ao centro as armas de Portugal, com cinco escudetes sobrepostos por bosantes, envolvidos por cercadura de sete castelos, sobre esfera armilar, envolta por coroa de folhas de louro; as faces E. e O. são semelhantes, apresentando ao centro cruz pátea em bronze, com círculo central contendo o busto da República e inscrição; na face O. surge ainda sobre a plataforma placa em bronze inscrita. Coroa o plinto elemento tronco-piramidal, de remate prismático, possuindo em cada uma das faces lápide em mármore, de remate piramidal com inscrições alusivas à Grande Guerra, à construção do monumento e aos militares que faleceram nos campos de batalha em França e em África.

Acessos

Largo do General Sepúlveda, Largo do Principal (antiga Praça de Baixo ou Largo de São Vicente)

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado, no centro de uma das principais praças do centro histórico, definida pela confluência de arruamentos que, da Praça da Sé se desenvolvem até ao Castelo (v. PT010402420003). A praça, desenvolvida em declive, apresenta pavimento em alvenaria de xisto, com alguns degraus e limite N. com guias em cantaria de granito e baixos plintos a S., também em granito. A praça é enquadrada na face N. pela Igreja de São Vicente (v. PT010402420086), pela Fonte do Largo do Principal (PT010402420295) e pelo Passo da Via Sacra (v. PT010402420274), na face E. pela chamada Casa do Principal (v. PT010402420030), e na face S. pela Cadeia Civil de Bragança (v. PT010402420387) e pelo antigo edifício da Obra Social do Padre Miguel.

Descrição Complementar

Na face N. o plinto possui duas almofadas inscritas, na inferior lê-se O "CONCELHO DE BRAGANÇA" e na superior À MEMÓRIA DE SEVS / FILHOS MORTOS NA / GRANDE GVERRA; no obelisco a lápide tem inscrito 1914-1918. Na face S. apenas o obelisco tem lápide inscrita: INAUGURADO / EM / 26-AGOSTO-1928. Na face E. e O. a cruz pátea tem a inscrição REPÚBLICA PORTUGUESA 1917; na face E. a lápide do obelisco tem a inscrição: MORTOS EM ÁFRICA / ALFREDO SANTOS 1º CABO / VICTOR LUIZ LOPES 2º CABO / ANTÓNIO MANUEL DE JESUS SOLDADO / AVELINO DOS SANTOS SOLDADO / FRANCISCO ANTÓNIO FREIXEDO SOLDADO / HONOROTO ANTÓNIO PIRES SOLDADO / INÁCIO JOSÉ RODRIGUES SOLDADO / JOÃO EVANGELISTA PEREIRA SOLDADO / JOSÉ LUIZ GARCIA SOLDADO / MANUEL A. DOS SANTOS SILVA SOLDADO / MANUEL INACIO SOLDADO / MANUEL DOS SANTOS PIRES SOLDADO / VICTOR MANUEL SOLDADO. Na face O. sobre a plataforma existe lápide em bronze com a cruz pátea inscrita com LIGA DOS COMBATENTES e inferiormente AOS COMBATENTES MORTOS PELA PÁTRIA / HOMENAGEM DOS COMBATENTES DA GRANDE GUERRA / XI-1918 XI-1968. No obelisco a lápide desta face tem inscrito: MORTOS EM FRANÇA / MARIO A. L. LOPES S. SALDANHA CAPITÃO / ANTÓNIO E. SILVA SAMPAIO ALFERES / CASSIANO LUIS PIRES 2º SARGENTO / JOSÉ MARCELINO 2º SARGENTO / MANUEL DOS PRAZERES RODRIGUES / 2º SARGENTO ABILIO AUGUSTO SALVADOR SOLDADO / ALFREDO AUGUSTO NOGUEIRA SOLDADO / ANIBAL JOSÉ ESPADANEDO SOLDADO / ANTÓNIO DOS SANTOS RODRIGUES SOLDADO / AUGUSTO DE JESUS REGO SOLDADO / BERNARDINO DO NASCIMENTO SOLDADO / JOÃO RAMOS BOUZENDE SOLDADO / JOÃO DO NASCIMENTO LOUREIRO SOLDADO / JOAQUIM DA TRINDADE CORDEIRO SOLDADO / SIMÃO DE JESUS GOMES SOLDADO / MANUEL JOSÉ BRAZ SOLDADO / SAMUEL AUGUSTO BARBEIRO SOLDADO.

Utilização Inicial

Comemorativa: monumento aos Combatentes da Grande Guerra

Utilização Actual

Comemorativa: monumento aos Combatentes da Grande Guerra

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1914 / 1918, entre - decorre a Grande Guerra ou a 1ª Guerra Mundial; 1919, finais - João Jayme de Faria Affonso dá os primeiros passos para criar a associação dos combatentes; 1920, Julho - festa de homenagem aos mortos da Grande Guerra no quartel do 8º Grupo de Metralhadoras; 1921 - Faria Affonso renova os seus intuitos, a que se juntou outros ex-combatentes; Faria Affonso propôs as bases dos Estatutos, que Faria Pereira desenvolveu, e depois submeteu à apreciação de vários combatentes; 1923 - criação da Liga dos Combatentes da Grande Guerra e reunião geral para eleição dos primeiros corpos directivos; 1924, 29 Janeiro - Portaria n.º 3888 oficializa a Liga com o nome Liga dos Combatentes da Grande Guerra, instituição de utilidade pública, patriótica, de assistência e de beneficência, de carácter perpétuo, com personalidade jurídica e utilidade administrativa; 15 Abril - constituição do núcleo de Bragança, sendo a primeira direcção exercida pelos seguintes sócios: Major António José Teixeira, como presidente, Capitão Artur Pinheiro, como tesoureiro, e Tenente Luís de Portugal da Fonseca e Melo, como secretário; a primeira reunião realizou-se no quartel do 6º Grupo de Metralhadoras sedeado na cidade; 1928, 28 Agosto - inauguração oficial do monumento comemorativo aos mortos da Grande Guerra em Bragança, construído por subscrição pública; 1960, década - o monumento era envolvido por guarda metálica de planta quadrangular, assente numa fiada de pedra que vencia o declive, possuindo interiormente flores

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito; elementos decorativos em bronze; lápides de mármore.

Bibliografia

JÚNIOR, Francisco Felgueiras, Roteiro e Escorço Histórico da Cidade de Bragança, Bragança, Amigos de Bragança, 1964; http://www.ligacombatentes.org.pt/nucleos/mais/14, 29 Agosto 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Paula Noé 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login