Ponte sobre a Ribeira de Monforte

IPA.00003205
Portugal, Portalegre, Monforte, Monforte
 
Arquitectura de comunicações e transportes, romana. Ponte situada no troço de vias que ligavam as cidades de Lisboa e Mérida, citada no "Itenerário" de Antónino Pio. Ponte de arco com tabuleiro em cavalete e maior vão do arco central facilitando a passagem das águas, característica da arquitectura romana, lançada em cinco arcos de volta perfeita. Possui talhamares triangulares e talhantes maciços, paralelepipédicos. O aparelho é semelhante ao opus caementicium utilizado no tempo de Adriano e Antonino, sendo possível que tenha uma pré-construção romana, sucessivamente ampliada.
Número IPA Antigo: PT041211020004
 
Registo visualizado 1452 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal / rodoviária com torre-portagem  Tipo arco

Descrição

Ponte em alvenaria de granito, em aparelho opus caementicium, é bastante ampla, com 63 m de comprimento e entre 3 a 2,7 m de largura, composta por seis arcos de volta perfeita de diferentes dimensões, diminuindo em altura e largura do arco central para os lados. Arquivoltas de uma só fiada de aduelas cuja disposição se repete no perfil dos dois olhais de ponte que ladeiam o arco central. Nos extremos, entre o segundo e o terceiro arcos, dois pilares quadrangulares salientes em toda a largura da enjunta, permitindo ampliar a largura do tabuleiro da ponte. Os pilares estão protegidos por talhamares e talhantes curtos e largos, respectivamente a jusante e montante, estes triangulares e os primeiros de perfis quadrangulares. Sobre a linha de água, correspondendo à parte central da estrutura, o tabuleiro cria um ligeiro cavalete, sendo pavimentado a calçada de granito, com guardas plenas de bordos boleados, com o intradorso pintado de branco. Junto à ponte, uma estrutura de TORRE quadrangular, em alvenaria rebocada e pintada de branco, com os cunhais pintados a amarelo e com cobertura em pináculo piramidal de cantaria, rematado por esfera. Acesso por vão em arco abatido.

Acessos

EN369, à entrada de Monforte, virar à esquerda para a Ribeira de Monforte, a O. da vila, junto ao denominado Rossio da mesma. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,057843, long.: -7,443629

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 29/90, DR, 1.ª série, n.º 163 de 17 julho 1990

Enquadramento

Rural, isolado, lançando-se sobre a Ribeira de Monforte, situado no lado oposto da vila com acesso pelo IP2. Encontra-se rodeado, a jusante, por uma zona arborizada e preparada para receber piqueniques, com um amplo recinto da feira. Na margem O., encontra-se envolvido por vegetação bravia, olivais e algumas árvores de porte. A jusante, um pequeno açude, tornando-se, então, a Ribeira mais estreita, onde surge a ponte recente. Fronteira, a Capela do Calvário (v. PT041211020006).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 02 / 04 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 02 - 04 - provável construção da ponte primitiva; 1321 - surgem referências documentais com a descrição da estrutura.

Dados Técnicos

Sistema estrutural autónomo.

Materiais

Aparelho rusticado do tipo opus caementicium em cantaria e alvenaria de granito.

Bibliografia

ALMEIDA, João de, Roteiro dos Monumentos Militares Portugueses, Lisboa, 1946; MARTA, Roberto, Técnica Construtiva Romana, Roma, 1986; RIBEIRO, Aníbal Soares, Pontes Antigas Classificadas, MEPAT- JAE, 1998.

Documentação Gráfica

IGESPAR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

IGESPAR

Intervenção Realizada

IPPAR: 2000 / 2001 - obras de beneficiação e monitorização de fissuras com colocação de alongâmetros mecânicos; 2009 - tratamento de rebocos e pinturas do interior.

Observações

Autor e Data

Rosário Gordalina 1991 / Paula Figueiredo 2010

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login