Ruínas da Capela do Espírito Santo

IPA.00003203
Portugal, Portalegre, Fronteira, Fronteira
 
Arquitectura religiosa, renascentista. Capela quinhentista, de nave única ecapela-mor eestangulares, da qual resta apenas um dos alçados e o pórtico de linhas simples e pilastras lisas característico da Renascença. Destaca-se pela qualidade do que resta do pórtico da fachada principal e também pela singularidade do que resta da estrutura na paisagem urbana.
Número IPA Antigo: PT041208020006
 
Registo visualizado 237 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor das quais resta apenas as paredes da banda N.. Fachada principal a O. com cunhal esquerdo de granito e pilastra esquerda do portal granítico, arranque do entablamento e coruchéu sobre o topo da pilastra. Fachada N. com quatro panos divididos por pilastras, todos lisos e rematados por cornija. INTERIOR: na nave parede da Epístola com quatro capelas definidas por outros tantos arcos de volta perfeita que descarregam sobre pilastras; a primeira é cega; a segunda apresenta um nicho; a terceira um nicho e uma porta para o exterior entaipada; a quarta alberga uma mesa e um altar de alvenaria, de um só eixo, com nicho central e um par de pilastras de cada lado suportando entablamento com frontão contracurvado. Na Capela-mor parede da Epístola com porta para o exterior entaipada; remate com sanca com vestígios de policromia azul.

Acessos

EN 245. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,057921, long.: -7,651914

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, inserido em zona residencial. Fachada principal voltada para largo térreo; fachada lateral direita inserida no muro do cemitério vizinho; fachada posterior voltada a E..

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Criação e exploração animal: estábulo

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1577 - fundação da igreja segundo inscrição já desaparecida *1 ( KEIL, 1943 ); séc. 18 - construção do altar de alvenaria ( KEIL, 1943 ); séc. 20, década de 40 - a capela está abandonada e serve de depósito; Luís Keil refere o desmantelamento do interior e a ausência de tecto; existia ainda um altar de alvenaria e mármore, um púlpito em mármore e a seguinte inscrição na verga da porta: "Esta caza se fez de esmolas de povo e era 1577"; séc. 20, década de 70 - derrubada por ordem do Presidente de Câmara de Fronteira; 1975, novembro - Despacho de homologação da classificação do edifício como Imóvel de Interesse Público; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria rebocada e granito no pórtico.

Bibliografia

CARDOSO, Pe Luís, Dicionário Geográfico de Portugal, 1758; Guia de Portugal, II, Estremadura, Alentejo, Algarve, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1927; KEIL, Luís, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Portalegre, vol. I, Lisboa: Academia Nacional de Belas Artes, 1943.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - os autores do Guia de Portugal referem-se ao portal como sendo de 1573.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1992 / Helena Mantas e Marta Gama 2002

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login