Casa da Quinta do Candeeiro

IPA.00003198
Portugal, Lisboa, Loures, União das freguesias de Moscavide e Portela
 
Arquitectura religiosa, barroca. Capela particular integrada num conjunto mais vasto - quinta e palácio, de inícios do séc. 18, e com o qual tem ligação interna. Exterior de linhas muito sóbrias e com certa tendência para a horizontalidade. Interior de grande riqueza decorativa. As pinturas estendem-se pelas paredes e tectos, onde se conjugam com frisos de talha dourada. O retábulo-mor, com painel pintado, é neoclássico.
Número IPA Antigo: PT031107090019
 
Registo visualizado 3062 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Capela rectangular com portal de moldura recortada encimado por óculo oval envolvido por palmas e volutas; sobrepeja-o frontão circular e cruz. Interior com paredes pintadas a fresco, divididas em 2 níveis: 1º lambril dividido em almofadas decoradas; 2º grandes espaços com símbolos alusivos à Virgem em cartelas rodeadas de grinaldas - Coro e capelas colaterais com grade. Altar com tela figurando "Coroação da Virgem" emoldurada em talha. Tecto pintado com composição ornamental em toda a sua extensão, conjugando volutas, grinaldas, florões e cartelas com símbolos alusivos à Virgem. As molduras da cornija são decoradas com elementos vários em talha.

Acessos

Estrada da circunvalação de Moscavide. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,77577; long.: -9,107624

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 novembro 1993 (Capela) *1

Enquadramento

Urbano. Integra-se em construção de planta rectangular, de 2 pisos separados por friso e águas furtadas. Envolve-a quinta e jardim.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1710 - Data sobre portal da capela, pensando-se que foi construída por Lázaro Mongiardino; 1782 - até ali na posse da família Mongiardino, passa para José de Sousa Pereira Caldas; 1899 (21 Out.) - os então proprietários, Joaquim Simão Loureiro, Gregório da Silva e mulher Cristiana Gomes da Silva, vendem propriedade à Comunidade Religiosa das Carmelitas, moradoras no recolhimento do Monte do Carmo, que de novo se instala em Portugal, após ter sido expulsa em 1834; foram ajudadas por freiras da Quinta dos Moinhos; 1910 - com implantação da República, extinguiu-se o Carmelo e os seus bens reverteram para o Estado; 1911 (07 Jul.) - Conde de Mendia, Eduardo Pereira Caldas, arrematou a Quinta beneficiando-a com obras; 1942 (04 Nov.) - Congregação de Nossa Senhora de Fátima comprou a quinta e ali instalou o Noviciado.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e cantaria. Calcário, frescos, talha e tela.

Bibliografia

Noviciado - Quinta do Candeeiro, Ornaverunt lampadas. No jubileu Patriarcal e Cardinalício de D. Manuel Gonçalves Cerejeira, Olisipone, 1955, p. 98 - 106; DELGADO, Ralph, A Antiga Freguesia dos Olivais, Lisboa, 1969; STOOP, Anne de, Quintas e Palácios nos Arredores de Lisboa, Barcelos, 1986; Carta Arqueológica do Município de Loures, Loures, 2000;

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Primeira Conservatória do Registo Predial: prédio sob o nº. 13.131

Intervenção Realizada

Observações

*1 - DOF: Capela de Nossa Senhora da Quinta do Candeeiro. Em 1899 as carmelitas levaram consigo para a Quinta do Candeeiro a famosa relíquia de Sta. Teresa, anteriormente venerada no Carmelo de Sto. Alberto e guardaram-na no altar do lado do Evangelho. Actualmente encontra-se em Espanha.

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login