Igreja Paroquial de Triana / Igreja de Nossa Senhora da Assunção

IPA.00003193
Portugal, Lisboa, Alenquer, União das freguesias de Alenquer (Santo Estêvão e Triana)
 
Arquitectura religiosa, maneirista. Igreja paroquial de planta longitudinal, nave única, com 4 capelas laterais, e frontespício terminando em empena e rasgado por portal encimado por frontão triangular, 2 janelas e óculo.
Número IPA Antigo: PT031101120021
 
Registo visualizado 605 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal de nave única, composta, capela-mor rectangular, torre sineira quadrangular no lado direito e várias dependências anexas. Cobertura homogénia com telhado de 1 e 2 águas. Frontispício terminado em empena com alhetas laterais e rasgado por portal, de verga recta e frontão triangular, 2 janelas e óculo. Torre sensivelmente recuada com cúpula bolbosa com pináculos nos cunhais. Nave com restos de azulejos enxaquetados e trabalhos de estuque, coro de perfil ondulado sobre colunas, 4 capelas colaterais, tendo uma no lado da Epístola abóbada de nervuras, vestígios de um púlpito no lado do evangelho e de 2 altares laterais. Cobertura com caixotões de madeira e telha à vista.

Acessos

Rua de Trás de Triana, n.º 60. WGS84 (graus decimais): lat.: 39,055222; long.:-9,006809

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 2/96, DR, 1.ª Série-B, n.º 56 de 06 março 1996

Enquadramento

Urbano. Ergue-se na Vila baixa, no meio da povoação entre casario sensivelmente mais baixo e tendo por trás alguma arborização. Frontispício precedido por escadaria e fachada posterior com átrio vedado por muro.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 13 (conjectural) / 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 13 - segundo tradição, foi fundada por Rainha D. Isabel em local agreste e montuoso " onde se acendiam luzes que mostravam local onde a Virgem aparecera"; 1707 - à entrada da porta principal estava lápide romana com inscrição; 1745 - a mesma lápide encontrava-se na escada de uma casa próxima; 1755, 1 Novembro - terramoto arruina-a completamente; 1758 - ainda não se dizia missa nela; foi reedificada a pago da colegiada, por meio dos seus rendimentos; 1870 - reparação geral; 1873 - a obra ainda não se encontrava concluída; o Conde da Carnota oferece um púlpito e uma urna, provenientes da antiga capela de Nossa Senhora da Graça, da freguesia da Carnota; 1910 - com a implantação da República a igreja deixa de ter culto, o seu recheio é vendido, os seus azulejos arrancados, passando ao abandono.

Dados Técnicos

Materiais

Estrutura de alvenaria rebocada e cantaria. Azulejos, estuque e madeira. Cobertura de telha .

Bibliografia

HENRIQUES, Guilherme João Carlos, Alenquer e seu Concelho, Lisboa, 1873; SOARES, Fernando A. de Freitas Mota Luso, A Vila de Alenquer - Ensaio Historoográfico, Lisboa, 1941; PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, 1º vol., Lisboa, s.d.; MELO, António de Oliveira; GUAPO, António Rodrigues, MARTINS, José Eduardo, O Concelho de Alenquer. Subsídios para um roteiro de Arte e Etnografia, 1º vol., Alenquer, 1989; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70993 [consultado em 8 agosto 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 2001 - obras de restauro da igreja.

Observações

Na escada de acesso ao púlpito, em 1873, existia a seguinte inscrição: "Aqui jaz Fernão de Souza Chicherno, filho de ..." (os Souza Chichorro descendiam de Marfim Afonso Chichorro, filho de D. Afonso III); no meio da igreja está uma lápide que Guilherme Henrique diz ter ouvido que ia ser arrancada: "Aqui jaz António de Mattos, Cavalleiro de Casa d'el rei nosso Senhor, e sua mulher Leonora Bernaldez, os quaes deram certos obrigações de missas n'esta egreja todas as sextas feiras da Quaresma". Uma outra dizia: "Aqui jaz o prior Rodrigues da Ponta, pede aos seus amigos uma Ave Maria e Pater Noster. Faleceu ... 1577".

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login