Missão Jesuíta de Jesus de Tavarangue

IPA.00031771
Paraguai, Itapúa, Trinidad, Trinidad
 
Arquitetura religiosa e educativa, do séc. 17. Missão jesuíta com igreja disposta à esquerda, de uma nave, capelas intercomunicantes e transepto inscrito, e colégio com dois grandes pátios.
Número IPA Antigo: PY921329000002
 
Registo visualizado 302 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Religioso  Missão  Missão  Companhia de Jesus - Jesuítas

Descrição

Planta rectangular, composta por igreja no extremo esquerdo, de planta longitudinal, com uma nave e capelas laterais intercomunicantes, transepto inscrito, capela-mor mais estreita e torre sineira quadrangular, disposta na frontaria do lado direito, e pelo corpo do Colégio, desenvolvido em torno de dois amplos pátios, atualmente sem coberturas. Fachadas em cantaria ou alvenaria vermelha. IGREJA com fachada principal virada a N., de cinco panos definidos por pilastras e de dois registos, subsistindo apenas o inferior; este é rasgado por três portais de arco trilobado, moldurado, assentes em falsas mísulas, intercalados por dois nichos em arco de volta perfeita com fecho relevado. Fachada lateral esquerda de dois registos definidos por cornija, o superior rasgado a ritmo regular por oito janelas retilíneas. Na fachada lateral direita e no alinhamento da frontaria, dispõe-se torre sineira possante, seccionada por duas pilastras e rasgada por portal de verga recta e, superiormente, vão em arco de volta perfeita. INTERIOR marcado pelo arranque dos pilares que definiam os vãos das capelas laterais, cuja estrutura é ainda visível nas paredes laterais, ritmadas por pilastras e por entablamento horizontal, sobre o qual se abrem as janelas. Pavimento arelvado. Os pátios conservam as alas com pavimento cerâmico e, em alguns troços, pilares com chanfro. Em frente da igreja erguem-se ruínas de antigas estruturas, dispostas regularmente, com as bases ou parte dos pilares que sustentavam a sua cobertura.

Acessos

Encarnacion, pela estrada n.º 6 asfaltada na direcção Ciudad del Este, depois por estrada montanhosa em terra batida. Rua Doutor Luís Terwindt, Rua Tenente Domingos Robledo

Protecção

Património Mundial - UNESCO, 1993 *1

Enquadramento

Rural, isolado. Implanta-se a 28 quilómetros a nordeste de Encarnación, na área do rio Paraná, inserido terreno delimitado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: missão

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1685 - fundação da missão na margem do rio Monday, pelo jesuita Gerónimo Delfin, ainda que o assentamento tivesse de mudar várias vezes, devido à hostilidade dos brasileiros que os atacavam e levavam como escravos, até se ter implantado no local atual, a 38 km da cidade de Encarnación; 1750 - chegou a ter cerca de 200 habitantes; início da construção da igreja, que não chegou a ser acabada; o declínio da influência dos jesuítas na área fez com que fosse abandonada, e ficasse em ruínas; 1768 - ordenada a expulsão dos jesuítas, por parte de Carlos III de Espanha; séc. 20 - redescoberta da missão; 1993 - inscrição conjunta com a Missão Jesuíta da Santíssima Trindade do Paraná e classificação como Património Mundial, Região Latinoamérica e Caraíbas (Paraguai); Critérios: (iv); Referência: 648.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria e cantaria vermelha.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jesús_de_Tavarangue, maio 2011; http://pt.wikilingue.com/es/Missão_jesuítica_de_Jesus_de_Tavarangué, maio 2011; http://whc.unesco.org/en/list/648, maio 2011; http://www.worldheritagesite.org/sites/lasantisimatrinidad.html, maio 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 / 21 - obras de restauro na igreja, oficinas e casas de Guaranis, procurando respeitar o antigo tecido construído e os materiais.

Observações

*1 - Classificado conjuntamente com a Missão Jesuíta da Santíssima Trindade (v. PY921329000001).

Autor e Data

Paula Noé 2011

Actualização

Manuel Freitas (Contribuinte externo) 2012
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login