Chácara do Rosário

IPA.00031768
Brasil, São Paulo, São Paulo, Itu
 
Arquitectura residencial, setecentista. Casa de bandeirante, construída em posição estratégica sobre via de comunicação, em taipa de pilão, com planta quadrangular e telhado de quatro águas. Fachada principal regular, com alpendre central ladeado, à esquerda, por quarto de hóspedes independente e, à direita, pela capela, constituindo o espaço social da casa, e tendo no interior, contígua ao alpendre, sala de grandes dimensões, à volta da qual se distribuem os quartos, zona exclusiva à família.
Número IPA Antigo: BR922502750020
 
Registo visualizado 32 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa de bandeirante    

Descrição

Planta quadrangular, de massa simples e cobertura em telhado de quatro águas. Estrutura em taipa de pilão, com fachadas rebocadas e pintadas de branco, terminadas em aba corrida de madeira assente em falsos cachorros entalhados. Fachada principal com alpendre central, assente em dois pilares de madeira, pintados de verde, ladeado à esquerda por quarto de hóspedes, e à direita por capela, ambos rasgados por janela de verga abatida, com molduras de madeira. Sob o alpendre, rasga-se frontalmente duas portas e janela de peitoril, e, lateralmente, porta de verga recta de acesso ao quarto e à capela; todos os vãos têm verga abatida, molduras de madeira e as portas e portadas pintadas de verde. INTERIOR: contígua ao alpendre fica a sala principal, de grandes dimensões, à volta da qual se distribuem os quartos, zona exclusiva à família, com janelas conversadeiras.

Acessos

Avenida Vital Brasil, s/n (antiga Estrada Velha Itu/Salto)

Protecção

Enquadramento

Rural, localizada a 1,5 quilômetros da cidade, sobre plataforma artifical adaptada ao declive do terreno, precedida por vários degraus. À fachada lateral direita adossa-se corpo rectangular mais baixo. Uma escada de pedra estabelece a ligação entre a casa eum pátio calcetado. Nas imediações ergue-se o engenho de açucar, construído em taipa e com telhado de duas águas, seguindo a tipologia das primeiras edificações quihentistas do planalto de Piratininga.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa de bandeirante

Utilização Actual

Residencial: casa / Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Luis Saia (1950, década). ENGENEIRO: José Elias Mattos Pacheco (1950, década).

Cronologia

1756 - aquisição das terras por António Pacheco e Silva e construção da casa, que então se denominava Engenho Grande e se viria a tornar uma das maiores produtoras de açúcar da província; ainda hoje se mantém na mesma família.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em taipa de pilão, revestida a tabatinga (areia branca); aba corrida, falsos cachorros, portas, portadas, molduras, balaustrada e grades de madeira; pavimento cerâmico no alpendre e em madeira no interior; cobertura de telha.

Bibliografia

SALA, Dalton, Guia das casas bandeiristas = guide to the Bandeirantes houses, in SALA, Dalton (dir.), Casas bandeiristas: arquitectura colonial paulista = bandeirante houses: the colonial architecture of São Paulo, São Paulo, Oficina de Projectos, 2008; www.ruralturismo.com.br, 22 Julho 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1950, década - obras de restauro sob a orientação do arquitecto Luis Saia e do engenheiro José Elias Mattos Pacheco.

Observações

EM ESTUDO. *1 - Uma vez por mês, a Chácara do Rosário promove uma Noite de Seresta, com a presença de seresteiros e cantares; o evento tem a participação de integrantes do Coral Vozes de Itu.

Autor e Data

Paula Noé 2011

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login